O texto agora segue direto para o Senado onde deve passar por votação.Publicado: 13/10/2022 A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados em Brasília, aprovou nesta semana o Projeto de Lei 5450/20, que trata da permissão para os motoristas parcelarem o pagamento das multas de trânsito. Segundo a PL, os condutores de todos os estados e Distrito […]
O texto agora segue direto para o Senado onde deve passar por votação. Publicado: 13/10/2022
Agente de trânsito em São Paulo monitora a via. Foto: Diário dos Trilhos
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados em Brasília, aprovou nesta semana o Projeto de Lei 5450/20, que trata da permissão para os motoristas parcelarem o pagamento das multas de trânsito.
Segundo a PL, os condutores de todos os estados e Distrito Federal poderão efetuar o pagamento de assim desejar, de maneira parcelada ao Detran local, sendo que o pagamento de primeira parcela já será suficiente para a emissão do Certificado de Registro e do Certificado de Licenciamento Anual referente ao ano da infração ou ao ano seguinte.
O texto aprovado prevê ainda que multas em outro estado só serão parceladas se houver convênio entre os Detrans de origem do veículo e o que notificou, caso contrato a multa será paga no valor inteiro.
Outro ponto do projeto de lei é permitir que o pagamento possa ser feito com cartão de crédito para o parcelamento, cabendo ao motorista se responsabilizar por eventuais encargos pela administradora do cartão.
A autoria é do Deputado Federal, Kim Kataguiri (União Brasil), o projeto segue para análise do Senado diretamente, caso não seja apresentado recurso, e deve ser submetida a votação.
Caso for aprovada, o projeto seguirá para sanção ou veto do Presidente da República.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.