ViaMobilidade completa um ano de operação com sete descarrilamentos

Além dos graves incidentes, também aconteceu uma colisão de trem em estação e a morte de um funcionário.

Publicado: 27/01/2023

Trem descarrilado na estação Domingos de Moraes em 7 de dezembro de 2022. Foto: Diário dos Trilhos

No dia em que completa um ano na operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade registra números negativos em alguns pontos, como o de sete descarrilamentos ao longo deste período, com seis em 2022 e um já em 2023.

Os dados que contabilizam este levantamento, são levados em base notícias do próprio site que cobriu estes fatos, citações de mídias e também do depoimento de duas pessoas ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) no final do ano passado.

De acordo com os dados coletados, as ocorrências representam uma gravidade que mostra problemas na operação dos trens e ou problemas ao longo da via.

Veja a seguir como se deu cada descarrilamento.

10 de março de 2022: Um trem não conseguiu parar a tempo e colidiu com o final da plataforma na estação Júlio Prestes da Linha 8-Diamante. Como a estação tem outras vias, o atendimento não foi prejudicado.

O que chamou a atenção no dia foi que a empresa se apressou em tentar “esconder”o trem, colocando tapumes e lonas isolando o local e um “muro” com seguranças para dificultar a captação de imagens pela imprensa.

A empresa pouco tempo depois demitiu o maquinista, dizendo que tudo foi causado por falha humana.

14 de março de 2022: um trem teria descarrilado entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda durante a manhã. Um vídeo publicado no Instagram “Osasco Caos”, mostrou passageiros pulando de um trem para o outro sem qualquer equipamento de segurança, correndo risco de queda nos trilhos.

Veja o vídeo neste link: https://www.instagram.com/tv/CbFZblelvzC/?igshid=NDk5N2NlZjQ=

15 de maio de 2022: Um trem da Série 7000 saiu dos trilhos com o primeiro carro (vagão) perto da estação de Itapevi. O acidente aconteceu ainda na madrugada do domingo e a empresa sequer comunicou isto publicamente. Ninguém se feriu.

21 de agosto de 2022: Também em um domingo, outro trem da Série 7000 saiu dos trilhos entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina na linha 8. Os passageiros precisaram descer nos trilhos e seguir andando até a estação mais próxima. A concessionária por sua vez informou que houve apenas uma “falha de trem”.

30 de novembro de 2022: Durante a noite, um trem descarrilou segundo um passageiro entre as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Grajaú na Linha 9-Esmeralda, com as pessoas precisando caminhar pelos trilhos para seguir até a estação mais próxima.

Leia a reportagem da Folha sobre o ocorrido: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/12/passageiros-caminham-sobre-os-trilhos-na-linha-9-em-sp-apos-trem-parar.shtml

07 de dezembro de 2022: Logo após o horário de pico da manhã, o mesmo trem que colidiu na estação Júlio Prestes meses antes, descarrilou perto da estação Domingos de Moraes. Dois pontos que chamam a atenção deste acidente, é que o trem registrou o problema quase no mesmo ponto do descarrilamento acontecido em agosto e o maquinista não teria notado isso, seguindo descarrilado até a estação, aumentando o risco de um acidente ainda maior. Não houve registro de feridos.

16 de janeiro de 2023: Nas primeiras semanas de 2023, durante uma forte chuva na região da Lapa, um trem da ViaMobilidade acabou sendo atingido por uma enxurrada e descarrilou pouco antes da estação. Novamente as pessoas precisaram caminhar na via e a operação voltou ao normal várias horas depois.

Também tem o registro de acordo com uma testemunha ao MP que teria acontecido no pátio de trens em Presidente Altino, mas não existe até o momento mais detalhes sobre isto.

Além disso, um funcionário da empresa faleceu após receber uma descarga elétrica na estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda durante o trabalho na madrugada.

O trabalhador tinha 36 anos, morava no Brasil sozinho, já que era haitiano e sua família reside no país natal.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2022/03/10/trabalhador-da-viamobilidade-morre-apos-ser-eletrocutado-na-estacao-pinheiros/

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Um comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading