Além dos graves incidentes, também aconteceu uma colisão de trem em estação e a morte de um funcionário. Publicado: 27/01/2023 No dia em que completa um ano na operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade registra números negativos em alguns pontos, como o de sete descarrilamentos ao longo deste período, com seis em 2022 e um já em 2023. […]
Além dos graves incidentes, também aconteceu uma colisão de trem em estação e a morte de um funcionário.
Publicado: 27/01/2023
Trem descarrilado na estação Domingos de Moraes em 7 de dezembro de 2022. Foto: Diário dos Trilhos
No dia em que completa um ano na operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade registra números negativos em alguns pontos, como o de sete descarrilamentos ao longo deste período, com seis em 2022 e um já em 2023.
Os dados que contabilizam este levantamento, são levados em base notícias do próprio site que cobriu estes fatos, citações de mídias e também do depoimento de duas pessoas ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) no final do ano passado.
De acordo com os dados coletados, as ocorrências representam uma gravidade que mostra problemas na operação dos trens e ou problemas ao longo da via.
O que chamou a atenção no dia foi que a empresa se apressou em tentar “esconder”o trem, colocando tapumes e lonas isolando o local e um “muro” com seguranças para dificultar a captação de imagens pela imprensa.
A empresa pouco tempo depois demitiu o maquinista, dizendo que tudo foi causado por falha humana.
14 de março de 2022: um trem teria descarrilado entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda durante a manhã. Um vídeo publicado no Instagram “Osasco Caos”, mostrou passageiros pulando de um trem para o outro sem qualquer equipamento de segurança, correndo risco de queda nos trilhos.
21 de agosto de 2022: Também em um domingo, outro trem da Série 7000 saiu dos trilhos entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina na linha 8. Os passageiros precisaram descer nos trilhos e seguir andando até a estação mais próxima. A concessionária por sua vez informou que houve apenas uma “falha de trem”.
30 de novembro de 2022: Durante a noite, um trem descarrilou segundo um passageiro entre as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Grajaú na Linha 9-Esmeralda, com as pessoas precisando caminhar pelos trilhos para seguir até a estação mais próxima.
07 de dezembro de 2022: Logo após o horário de pico da manhã, o mesmo trem que colidiu na estação Júlio Prestes meses antes, descarrilou perto da estação Domingos de Moraes. Dois pontos que chamam a atenção deste acidente, é que o trem registrou o problema quase no mesmo ponto do descarrilamento acontecido em agosto e o maquinista não teria notado isso, seguindo descarrilado até a estação, aumentando o risco de um acidente ainda maior. Não houve registro de feridos.
16 de janeiro de 2023: Nas primeiras semanas de 2023, durante uma forte chuva na região da Lapa, um trem da ViaMobilidade acabou sendo atingido por uma enxurrada e descarrilou pouco antes da estação. Novamente as pessoas precisaram caminhar na via e a operação voltou ao normal várias horas depois.
Também tem o registro de acordo com uma testemunha ao MP que teria acontecido no pátio de trens em Presidente Altino, mas não existe até o momento mais detalhes sobre isto.
Além disso, um funcionário da empresa faleceu após receber uma descarga elétrica na estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda durante o trabalho na madrugada.
O trabalhador tinha 36 anos, morava no Brasil sozinho, já que era haitiano e sua família reside no país natal.
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.
1 comentário »