O documento atualizado traz novidades em segurança, novo formato que permite a inserção do nome social. Publicado: 01/06/2022 O Detran iniciou nesta quarta-feira, 1º de junho de 2022, a emitir o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os condutores do estado de São Paulo, documento que foi atualizado e traz novidades. Além do novo visual, este formato […]
O documento atualizado traz novidades em segurança, novo formato que permite a inserção do nome social.
Publicado: 01/06/2022
Foto: Divulgação
O Detran iniciou nesta quarta-feira, 1º de junho de 2022, a emitir o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os condutores do estado de São Paulo, documento que foi atualizado e traz novidades.
Além do novo visual, este formato tem mais itens segurança para evitar fraudes e permite que o motorista insira o nome social (como as pessoas transgêneros e travestis preferem ser chamadas), medida existente desde 2019, garantida por lei.
Outra novidade é a filiação afetiva, o reconhecimento de paternidade ou maternidade independentemente de fatores genéticos, considerados a partir da afetividade e da convivência.
A nova CNH agora possui uma tabela com as imagens dos veículos, indicando quais modelos o habilitado tem capacitação/permissão para dirigir.
O documento também tem os idiomas inglês e espanhol presentes, facilitando a identificação do condutor em outros países, com código internacional parecido ao que consta nos passaportes.
Denominado de MRZ( Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), a opção permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.
Na CNH quem tem a habilitação definitiva passa a vir destacada a letra D e letra P para permissionários.
“O novo modelo possibilita que o cidadão inclua o nome social e a filiação afetiva no documento, dois itens que permitem o exercício da cidadania aos condutores de todo o país”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.
Quem possui o modelo antigo não precisa correr e providenciar a troca urgente, conforme os processos de renovação necessitar da emissão de um novo documento, este virá no modelo atualizado, sendo que as taxas de emissão não serão alteradas.
Veja a seguir o passo a passo para renovar a sua CNH:
O solicitante não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo – www.poupatempo.sp.gov.br no posto que deseja ser atendido.
Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.
Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicotécnico.
Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50 (que inclui o envio pelos Correios, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).
A CNH no formato digital é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.