O documento atualizado traz novidades em segurança, novo formato que permite a inserção do nome social.

Publicado: 01/06/2022

Foto: Divulgação

O Detran iniciou nesta quarta-feira, 1º de junho de 2022, a emitir o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os condutores do estado de São Paulo, documento que foi atualizado e traz novidades.

Além do novo visual, este formato tem mais itens segurança para evitar fraudes e permite que o motorista insira o nome social (como as pessoas transgêneros e travestis preferem ser chamadas), medida existente desde 2019, garantida por lei.

Outra novidade é a filiação afetiva, o reconhecimento de paternidade ou maternidade independentemente de fatores genéticos, considerados a partir da afetividade e da convivência.

A nova CNH agora possui uma tabela com as imagens dos veículos, indicando quais modelos o habilitado tem capacitação/permissão para dirigir.

O documento também tem os idiomas inglês e espanhol presentes, facilitando a identificação do condutor em outros países, com código internacional parecido ao que consta nos passaportes.

Denominado de MRZ( Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), a opção permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

Na CNH quem tem a habilitação definitiva passa a vir destacada a letra D e letra P para permissionários.

“O novo modelo possibilita que o cidadão inclua o nome social e a filiação afetiva no documento, dois itens que permitem o exercício da cidadania aos condutores de todo o país”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Quem possui o modelo antigo não precisa correr e providenciar a troca urgente, conforme os processos de renovação necessitar da emissão de um novo documento, este virá no modelo atualizado, sendo que as taxas de emissão não serão alteradas.

Veja a seguir o passo a passo para renovar a sua CNH:

– online pelo portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), site do poupatempo.sp.gov.br ou pelo app do Poupatempo digital.

O solicitante não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo – www.poupatempo.sp.gov.br no posto que deseja ser atendido.

Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicotécnico.

Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50 (que inclui o envio pelos Correios, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

A CNH no formato digital é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – 
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.