Isto seria possível devido ao funcionamento em horário parcial durante o começo da operação prevista ainda para este ano.
Publicado: 31/08/2023
Com os testes operacionais e trabalhos entrando na fase final da expansão, a estação Varginha da Linha 9-Esmeralda, que é construída pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) , será entregue até o final de outubro, segundo estimativas.
A linha que é operada pela concessionária ViaMobilidade ganhará mais uma estação mais ao extremo da Zona Sul de São Paulo, beneficiando milhares de pessoas da região.
Durante entrevista para a imprensa nesta quinta-feira, 31 de agosto de 2023, o presidente da CPTM, Pedro Moro, respondeu pergunta sobre como será o início deste atendimento.
De acordo com ele, apesar de não existir uma data cravada em definitivo em razão de ajustes necessários de sinalização e afins, quando a estação for aberta ela deverá nas primeiras semanas atender em horário parcial, ou seja, somente em uma parte do dia.
Exemplo disto foi a estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal que abriu operando somente das 10h até 15h, e nos dias úteis.
Conforme a fase da chamada operação assistida passou, o horário foi ampliado até passar a abrir durante toda a operação comercial, ou seja, das 4h até meia noite todos os dias.
Um ponto importante destacado pelo presidente é que os passageiros podem não pagar tarifa nesta fase de avaliação e funcionamento em parte do dia, com o embarque sendo gratuito, mas isto ainda não está 100% decidido. Leia a seguir a fala de Pedro Moro sobre o assunto.
“A data ainda não está definida como tem todos os ajustes necessários a serem feitos de sinalização, alguns ajustes finais na própria obra da estação que está sendo concluída agora. É nesse semestre a gente ainda não consegue precisar a data, mas esse semestre será inaugurado. Ainda está sendo estudado também [gratuidade durante o funcionamento parcial], provavelmente ela passa por um período de testes operacionais, aquele horário reduzido no vale pra poder garantir que todo sistema funcione perfeitamente e aí sim entregar no horário estendido a população.”
O novo trecho compreende a distância entre a estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Varginha, construído pela CPTM e que será operado pela ViaMobilidade.
Na modalidade do contrato de concessão, a ViaMobilidade gerencia e executa a operação ferroviária e conservação das dependências, mas novas construções como neste caso, são de responsabilidade do Poder Público.
Como este site mostrou, no último final de semana os testes com trens vazios até a futura estação começaram.
Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/08/29/testes-de-trens-ate-estacao-varginha-da-linha-9-esmeralda-ja-comecaram/
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Trem está fazendo o teste durante a noite de madrugada indo e vindo vazio a população do extremo Sul nessecita deste trem p mais rápido possível já esperamos onze anos só promessa furada chega de prazos