ViaMobilidade perderá plataforma em Palmeiras-Barra Funda quando a Linha 7-Rubi for concedida

Atualmente a concessionária conta com quatro plataformas no local, sendo que duas são emprestadas da CPTM.

Publicado: 19/05/2023

Plataforma 4 (com trem na foto) que será retirada da posse da ViaMobilidade. Foto: Diário dos Trilhos

A ViaMobilidade “perderá” duas plataformas na estação Palmeiras-Barra Funda, quando a Linha 7-Rubi, atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) for concedida para a iniciativa privada. O leilão está previsto para acontecer no final de novembro de 2023.

Segundo o edital de concessão da linha 7 e do Trem Intercidades, quando a nova concessão for concretizada e a linha transferida para a iniciativa privada com seus ativos, entre eles trens e estações, a Barra-Funda passará por uma mudança operacional.

Em um destes documentos consta o plano operacional onde a nova operadora deverá receber quatro das dez plataformas existentes em Barra-Funda, as plataformas 3, 4, 5 e 6.

Entretanto, as plataformas 3 e 4 atualmente são utilizadas pela Linha 8-Diamante da ViaMobilidade para embarque de passageiros para Itapevi (P4) e para auxiliar ou reserva (P3).

Com a mudança (foto abaixo), a ViaMobilidade deverá contar somente com as plataformas 1 e 2, como era nos primeiros meses da operação em 2022, o que gerou problemas quanto ao acesso devido um número insuficiente de escadas.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Para eliminar este problema, a concessionária da Linha 8-Diamante deverá realizar uma obra de ampliação das duas plataformas, que devem receber quatro escadas rolantes novas no lugar das atuais e um mezanino com mais três escadas novas.

Conforme noticiado por este site em maio do ano passado, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e a ViaMobilidade firmaram um acordo após reunião, visando melhorias no atendimento.

Entre os vários itens deste entendimento, estava o empréstimo das duas plataformas em Barra-Funda por tempo indeterminado.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2022/05/27/governo-do-estado-e-viamobilidade-acertam-novas-estrategias-para-melhorar-o-atendimento/

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

5 Comments

  1. Anderson Garcia

    Lamentável esse governador ser mais do mesmo, um tucano 2.0. Já começa por prejudicar o pessoal do ABC que SEMPRE é prejudicado pelo governo do estado dividindo novamente o serviço 710 ora encher o r*bo de uma empresa privada, provavelmente a CCR novamente, de dinheiro. E ainda por cima TIRA A LINHA 10 da Barra Funda pra voltar a ter baldeação naquele inferno do Brás (na melhor da hipóteses o inferno da Luz), e detalhe que puxará pra lá todas as outras linhas MENOS A DO ABC. Nós ficamos com a promessa de um metrô que nunca começa a ser feito pra ter integração na Saúde onde já tem ônibus de monte pra ir até lá.

    Tarcísio filhote do PSDB nunca mais. Nunca me arrependi tanto do meu voto como agora.

  2. Bruno

    Claro, claro. Pq ninguém sabe que é a própria CCR, talvez com um nome diferente, que vai vencer essa “concorrência”.

  3. Nicolas

    Boa, Tarde! Gostaria de Saber sobre a entrega do trem da série 8900 ds Viamobilidade, muitos estão dizendo que será dia 22 desse mês, tem alguma informação sobre isso?

    1. Willian Moreira

      Essa data do dia 22 foi apenas um boato, mas a concessionária espera entregar neste mês de junho.

  4. Anderson Veiga Rivolta

    Já dá para ter uma ideia do caos que os usuários enfrentarão doravante…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: