Foi combinado que a CPTM vai ceder plataformas, peças e estruturas, além de compartilhar equipamentos para manutenção. Publicado: 27/05/2022 A Secretaria dos Transportes Metropolitanos anunciou nesta quinta-feira, 26 de maio de 2022, que o Governo do Estado e a concessionária ViaMobilidade realizaram uma reunião para definir novas estratégias de operação e atendimento aos usuários das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. O […]
Foi combinado que a CPTM vai ceder plataformas, peças e estruturas, além de compartilhar equipamentos para manutenção.
Publicado: 27/05/2022
Foto; Diário dos Trilhos
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos anunciou nesta quinta-feira, 26 de maio de 2022, que o Governo do Estado e a concessionária ViaMobilidade realizaram uma reunião para definir novas estratégias de operação e atendimento aos usuários das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
O objetivo é diminuir a série de problemas diariamente enfrentados pelos passageiros, contando com a ajuda da estatal CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que irá auxiliar da seguinte forma:
– ceder as plataformas 3 e 4 da estação Palmeiras-Barra Funda para a operação da linha 8. O local foi reformado e será entregue com tudo novo;
– a entrega ou empréstimo de peças sobressalentes e estruturas, inclusive com apoio técnico;
– compartilhamento de equipamentos utilizados na manutenção;
“Faremos reuniões frequentes para acompanhamento das ações buscando as melhorias necessárias aos cidadãos. Tanto CPTM como ViaMobilidade estão empenhadas em atender a determinação do governador Rodrigo Garcia e encontrar soluções para os problemas que estamos passando”, ressaltou o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.
A próxima reunião do grupo conforme acima citado pelo secretário será em 6 de junho, onde será determinado os próximos passos e analisar os resultados das medidas adotadas até a data.
Já sobre o empréstimo de equipamentos e materiais, não foi informado sobre os custos disto e também não foi dito o prazo do uso das plataformas 3 e 4 da Barra Funda.
As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda foram concedidas à iniciativa privada em um leilão feito em março de 2021. A ViaMobilidade apresentou a melhor oferta, com ágio de 202% sobre o valor mínimo e investimento de R$ 980 milhões. A concessão será de 30 anos e iniciou em janeiro deste ano.
Pelo contrato, a empresa terá que investir R$ 3,8 bilhões distribuídos nos primeiros anos da concessão, contemplando reforma de 30 estações, ampliação de seis estações (Pinheiros, Antônio João, General Miguel Costa, Osasco, Jardim Silveira e Imperatriz Leopoldina) e a construção de uma nova estação. Também está prevista a modernização e implantação de novos sistemas de telecomunicação, repotencialização do sistema de energia e adequações nos sistemas de via permanente. Além disso, faz parte da lista das obrigações a aquisição de 34 trens novos, a renovação do pátio de Presidente Altino e investimentos para transferir as atividades de manutenção da CPTM para um novo pátio.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.
1 comentário »