Foi combinado que a CPTM vai ceder plataformas, peças e estruturas, além de compartilhar equipamentos para manutenção.

Publicado: 27/05/2022

Foto; Diário dos Trilhos

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos anunciou nesta quinta-feira, 26 de maio de 2022, que o Governo do Estado e a concessionária ViaMobilidade realizaram uma reunião para definir novas estratégias de operação e atendimento aos usuários das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

O objetivo é diminuir a série de problemas diariamente enfrentados pelos passageiros, contando com a ajuda da estatal CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que irá auxiliar da seguinte forma:

– ceder as plataformas 3 e 4 da estação Palmeiras-Barra Funda para a operação da linha 8. O local foi reformado e será entregue com tudo novo;

– a entrega ou empréstimo de peças sobressalentes e estruturas, inclusive com apoio técnico;

– compartilhamento de equipamentos utilizados na manutenção;

“Faremos reuniões frequentes para acompanhamento das ações buscando as melhorias necessárias aos cidadãos. Tanto CPTM como ViaMobilidade estão empenhadas em atender a determinação do governador Rodrigo Garcia e encontrar soluções para os problemas que estamos passando”, ressaltou o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

A próxima reunião do grupo conforme acima citado pelo secretário será em 6 de junho, onde será determinado os próximos passos e analisar os resultados das medidas adotadas até a data.

Já sobre o empréstimo de equipamentos e materiais, não foi informado sobre os custos disto e também não foi dito o prazo do uso das plataformas 3 e 4 da Barra Funda.

As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda foram concedidas à iniciativa privada em um leilão feito em março de 2021. A ViaMobilidade apresentou a melhor oferta, com ágio de 202% sobre o valor mínimo e investimento de R$ 980 milhões. A concessão será de 30 anos e iniciou em janeiro deste ano.

Pelo contrato, a empresa terá que investir R$ 3,8 bilhões distribuídos nos primeiros anos da concessão, contemplando reforma de 30 estações, ampliação de seis estações (Pinheiros, Antônio João, General Miguel Costa, Osasco, Jardim Silveira e Imperatriz Leopoldina) e a construção de uma nova estação. Também está prevista a modernização e implantação de novos sistemas de telecomunicação, repotencialização do sistema de energia e adequações nos sistemas de via permanente. Além disso, faz parte da lista das obrigações a aquisição de 34 trens novos, a renovação do pátio de Presidente Altino e investimentos para transferir as atividades de manutenção da CPTM para um novo pátio.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – 
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.