Pelo menos cinco pessoas quebraram partes da estação e um trem da CPTM durante a madrugada.
Publicado: 18/05/2023

Um grupo de homens promoveu atos de vandalismo na estação Água Branca da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na madrugada deste último domingo, 14 de maio de 2023.
Segundo imagens publicadas nas redes sociais, telas informativas, catracas, portas, extintores e bilheteria ao menos foram alvo da fúria do grupo, insatisfeito com a demora dos trens.
O tumulto aconteceu por volta das 5h quando o trecho entre as estações Brás e Água Branca estava paralisado devido obras na via, algo que não foi informado antecipadamente pela companhia.
O problema persistiu até 5h30 ao menos, quando o primeiro trem chegou na estação, e foi atacado pelos vândalos que utilizaram extintores para quebrar vidro e sujar todo o trem, retirando o mesmo da operação.
A Polícia Militar foi acionada, porém quando o reforço na segurança chegou, os suspeitos do crime de dano ao patrimônio haviam se evadido do local.
Veja a seguir alguns vídeos do ocorrido.
Parte da falta de informação causada pela CPTM pode ter resultado na depredação da estação, uma vez que a empresa se limita a dizer que os intervalos médios são de 35 minutos, com funcionários precisando todo os finais de semana explicar para os passageiros e lidar com alguns mais exaltados.
Sobre o tumulto, o site procurou a CPTM que através de uma nota informou que os passageiros foram sim comunicados por aplicativo, canais oficiais e nos trens e estações da paralisação que afetou a linha entre Água Branca e Luz. Além disso, de cinco vândalos, um deles foi preso e justificou seu ato pela ‘raiva” causada pelo atraso nos trens.
Leia a seguir essa nota na íntegra.
“Na manhã do domingo (14/05), a equipe de segurança deteve na Estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi, uma de cinco pessoas responsáveis por vandalizar alguns itens da Estação Água Branca e por acionar extintor de incêndio no interior de um trem. O infrator alegou que os atos de vandalismos foram motivados por atraso na circulação de trens. O caso foi registrado no 91º DP como dano ao patrimônio. Não houve registro de feridos.
Das 4h às 5h24, não houve circulação de trens na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi, devido a uma falha durante o religamento do sistema de energia da rede aérea, após o término dos serviços de obras programadas para modernização das vias. Durante o período de atuação da equipe técnica, os ônibus do sistema Paese chegaram a ser acionados para atender os passageiros no trecho afetado, porém a operação voltou ao normal antes da chegada dos ônibus. Os trens circularam normalmente entre as estações Água Branca a Jundiaí e Luz a Rio Grande da Serra.
Os passageiros foram avisados pelo aplicativo da CPTM e por mensagens sonoras nas estações e trens, bem como foram orientados pelos colaboradores a utilizarem a transferência com a Linha 3-Vermelha do Metrô.”
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/
[…] nota da CPTM ao site “Diário dos Trilhos“, entre 04h e 05h25, não houve circulação dos trens na estação Palmeiras-Barra Funda, […]