Trajeto de apenas nove quilômetros tem sido algo de promessas de expansão. Publicado: 31/03/2022 A Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) completou quatro anos de operação nesta quinta-feira, 31 de março de 2022, ainda sem cumprir seu papel principal de ligar de fato o transporte sobre trilhos ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com seus nove quilômetros de […]
Trajeto de apenas nove quilômetros tem sido algo de promessas de expansão.
Publicado: 31/03/2022
Foto: Diário dos Trilhos
A Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) completou quatro anos de operação nesta quinta-feira, 31 de março de 2022, ainda sem cumprir seu papel principal de ligar de fato o transporte sobre trilhos ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Com seus nove quilômetros de extensão, percorrendo duas cidades em três estações, a linha apesar de possuir um serviço especial, funciona com um público abaixo do que foi projetada.
O principal serviço da linha é o Expresso Aeroporto, que liga a Luz ao aeroporto, por meio de um sistema de transfer/shuttle com ônibus que completam o trajeto de dois quilômetros da estação aos terminais de embarque.
A Jade possui as estações mais modernas e foi inaugurada em uma avalanche de entregas que antecedem a corrida eleitoral, na ocasião pelo governador Geraldo Alckmin.
Atualmente possui dois projetos de expansão, um até Palmeiras-Barra Funda, o mais fácil de ser realizado e outro até o Bonsucesso, com a previsão de mais quatro estações preliminarmente determinadas, mas que podem mudar de acordo com os estudos que efetuados da viabilidade do trajeto (Aeroporto-Terminal 2, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso).
Seus trens foram comprados pelo Governo do Estado pensando exatamente na linha e aos clientes do aeroporto, com oito composições que possuem espaço para malas (bagageiro), leiteiros digitais e outras tecnologias.
No seu aniversário de quatro anos, a novidade mais recente na linha são os uniformes novos dos funcionários da CPTM, anunciados em evento na estação Aeroporto-Guarulhos em janeiro deste ano.
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.