Segundo João Doria, será necessária a recuperação do equipamento e compra de novas peças.

Publicado: 03/02/2022

Foto: Diário dos Trilhos

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022, o governador de São Paulo, João Doria, comentou sobre o desabamento na obra da Linha 6-Laranja do Metrô.

De acordo com o governador, o tatuzão foi sim danificado pelo acidente, já que todo o esgoto que tomou conta da escavação, cobriu o equipamento, inundando e prejudicando a conservação desta tuneladora.

Por isto, quanto for efetuada a retirada dos detritos e do esgoto em si, será feita a avaliação completa para entender quais equipamentos foram perdidos e quais podem ser aproveitados.

A Acciona, empresa espanhola responsável pela obra da nova linha, assumiu todos os custos de reparo e despesas causadas pela cratera e está indo ao mercado para comprar novos itens para o tatuzão.

“Quero deixar claro que todos os custos advindos dessas operações serão suportados pela Acciona. Acciona é uma empresa internacional de capital espanhol e ela tem extrema seriedade e ela assumiu a responsabilidade sobre esses custos, sejam eles da obra, sejam eles na recuperação de espaços físicos, sejam eles nas medidas que a prefeitura terá que adotar, ainda que temporariamente”, disse Doria.

Ainda não se tem uma avaliação final dos impactos no cronograma de construção da Linha 6-Laranja. A Acciona afirma que mantém 30 canteiros de obras e com exceção dos dois afetados pelo acidente, os demais seguem funcionando normalmente.

Entretanto com os danos ao principal equipamento da construção, a tuneladora, novo cronograma deverá ser anunciado mais para frente, com as alterações nos prazos de conclusão que antes do desabamento, era previsto para ser concluída a construção da linha em 2025.

“Obviamente esse tatuzão vai ter que ser todo reformado, já está sendo comprado todo o equipamento, para que a gente possa rapidamente fazer a recomposição do tatuzão para que ele volte a operar.”, completou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

1 comentário »

  1. Ele deve ter sido totalmente danificado, como diríamos: Deu PT.
    Afinal ele ficou totalmente submerso, com todo os seus equipamentos elétricos e eletrônicos submersos em água de esgoto, lotada de resíduos químicos e tóxicos.

    Aliás, para quem quiser entender melhor que duto de esgoto era este que rompeu e porque ele tinha tanta água assim

    Vejam este vídeo de quando o duto foi construído, pois eu mesmo não tinha nem noção desta grande obra, que aliás é muito necessária e não em nenhuma das reportagens se conseguiram repará-lo, o que vi é que a vazão foi estancada.

    Vamos torcer para que tudo de certo, que a obra seja retomada, que esta linha seja construída com sucesso e qualidade e que a empresa Acciona continue se mantendo firme, pois deve gerar muitos empregos pelo mundo e agora vai arcar com um prejuízo absurdo.

    Que dê tudo certo para todos, inclusive nós cidadãos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.