Futura linha terá a missão de conectar o ABC Paulista até a capital, atendendo a região da Faria Lima.
Publicado: 14/09/2023
O Metrô de São Paulo projeta um investimento de mais de R$ 32 bilhões para construir a nova Linha 20-Rosa ligando o município de Santo André à capital paulista. A informação foi divulgada na última terça-feira, 12 de setembro de 2023, durante palestra da companhia na 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.
De acordo com a apresentação de Luiz Antônio Cortez, Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô, foi exibido para os presentes um slide com várias informações da nova linha em fase de estudos de impactos ambientais e projeto.
Este custo que chama a atenção seria necessário para viabilizar a sua construção, desapropriação de terrenos, compra de equipamentos e entre diversas ações necessárias para tirar esta linha do papel.
Para cada quilômetro construído partindo da estação Santa Marina (integração com a Linha 6-Laranja) na Zona Oeste, até o centro de Santo André, custará por volta de 969,9 milhões de reais.
Entretanto, o benefício social, ou seja, as melhorias obtidas pelo funcionamento da linha e construções nos espaços junto das estações nos terrenos necessários para as escavações, projetam um retorno financeiro de R$ 3,5 bilhões por ano, desta forma, com toda a obra se pagando em dez anos.
Haverá a possibilidade de projetos financeiros e empreendimentos se instalarem ao longo da linha, impulsionando uma valorização das regiões afetadas antes pela obra e aumentando a circulação de pessoas.
A previsão é de entregar toda a linha no ano de 2040 em plena operação, atendendo mais de um milhão de passageiros todos os dias. Ainda não foi definido o modo de construção, se será inteiramente público ou por meio, por exemplo, de Parceria Público Privada (PPP).

A linha que partirá da região da Água Branca até Santo André terá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja de metrô, além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens, prevendo ainda se integrar com a futura Linha 22-Marrom.
Essa linha contará com 24 estações e uma extensão de 33 km, atendendo além de São Paulo, os municípios de São Bernardo do Campo e Santo André que terá três estações (Príncipe de Gales, Portugal e Santo André), integrando com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Objetivo também do Metrô é interligar os subcentros Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Moema com a região de São Judas – Jabaquara e a região industrial do ABC, integrando com outras várias linhas, inclusive com a Linha 6-Laranja em construção.
Como este site mostrou, em maio deste ano foi selecionada uma empresa responsável pelas futuras desapropriações de terrenos, efetuando a princípio o levantamento dos locais que podem ser necessários para a execução das obras.
Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/05/10/metro-seleciona-empresa-responsavel-por-selecionar-locais-de-desapropriacao-para-a-linha-20-rosa/
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX: diariodostrilhos@gmail.com
Sou morador do Bairro do Taboão/SBC a mais de 30 anos. E sempre sofremos com o transporte público. Através das linhas Intermunicipais das quais fazem que venhamos ter acesso ao centro de SP. Por intermédio das Linhas do Metrô. Essa é uma grande vitória não só para os moradores do Bairro do Taboão. Mais sim para todo o grande ABCD/Paulista.
Vai demorar demais ano de 2040 ficar pronto, deve ficar pronto em 2050 sempre atrasam, tomara que der certo!!!?
Eles tinha que fazer metros ou trem que fosse até abc todo e vejo que esqueceram dessa área até são Bernardo do campo
Compartilhamento linha rosa
Depois de 600 anos que estão prevendo metrô pro Abc. E só em 2040. Nunca vi um país tão mas tão atrasado igual a esse!