Trabalhadores pertencem à empresa terceirizada que assumiu o serviço após a concessão das duas linhas e estariam sem receber salários segundo sindicato.
Publicado: 11/09/2023 – Atualizado às 17h43
Trabalhadores de empresa terceirizada que atuam nas bilheterias das estações das linhas 8-Diamante e e 9-Esmeralda, administradas pela ViaMobilidade, abandonaram seus locais de trabalho e iniciaram uma greve no começo da tarde desta segunda-feira, 11 de setembro de 2023.
O motivo de acordo com o Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil são problemas de questões trabalhistas que prejudicam os funcionários.
De acordo com a entidade, a SG tem dito aos seus funcionários que a gestão de Tarcísio não vem efetuando os devidos pagamentos e por este motivo, não tem condições de cumprir as obrigações trabalhistas.
Entre os direitos em atraso estão o salário, benefícios e até rescisões de contrato, afetando tanto quem já deixou o cargo, como quem está ativamente desempenhando a sua função.
A SG por não conseguir efetuar os pagamento afeta diretamente os seus funcionários com este problema e a CPTM pode colocar seus funcionários novamente para vender as passagens nas linhas 8 e 9.
Isto pode gerar um desfalque ainda maior na companhia que tem cinco linhas sob sua responsabilidade e um quadro de funcionários reduzido.
Imagens publicadas em grupos de Whatsapp mostram bilheterias vazias sem qualquer atendimento, restando ao passageiro, o uso das máquinas automaticas que nem todos sabem utilizar.

Apesar das linhas concedidas à iniciativa privada, a comercialização das passagens de embarque não são de responsabilidade da concessionária, mas sim do Governo do Estado que optou na ocasião, terceirizar o serviço para liberar os profissionais da CPTM para atuar nas linhas operadas pelo Estado.
O site questionou a CPTM, Secretaria de Parcerias em Investimentos, Secretaria dos Transportes Metropolitanos e ViaMobilidade com prazo até as 16 horas de hoje para resposta e aguarda retorno.
Apenas a CPTM respondeu, informando que de forma especial e temporária, funcionários das demais linhas serão deslocados para as linhas 8 e 9 para efetuar o atendimento nas bilheterias.
“A CPTM informa que a operação para a venda de bilhetes em estações das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda será mantida com a atuação de colaboradores da companhia. As estações Itapevi e Carapicuíba (L8) e Grajaú e Osasco (L9) funcionarão normalmente das 4h às 00h e as demais das 5h às 23h. Assim que foi notificada da desistência da empresa, a CPTM instaurou um procedimento para aplicar as sanções previstas em contrato pelo descumprimento do serviço. A companhia reitera que todos os pagamentos à empresa foram rigorosamente cumpridos, que avalia outras opções para a manutenção do serviço e que os passageiros também podem obter a passagem via cartões TOP, Bilhete Único e Fidelidade, pagamento via Whatsapp e aplicativo de celular, além das máquinas de autoatendimento para compra e recarga de bilhetes.”
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos