diariodostrilhos@gmail.com

Funcionários da CPTM assumem em regime especial atendimento das bilheterias nas linhas da ViaMobilidade

Empresa terceirizada não pagou os trabalhadores que iniciaram uma greve cobrando o pagamento dos direitos trabalhistas.

Publicado: 11/09/2023

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que está retirando funcionários das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade para “emprestar” à ViaMobilidade e ocupar os postos de atendimento nas bilheterias já nesta segunda-feira, 11 de setembro de 2023.

O motivo é uma ação especial tomada pelo Governo do Estado para amenizar o problema gerado pela paralisação dos trabalhadores da empresa SG, que presta o atendimento nas bilheterias das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

A empresa que é contratada pelo Estado tinha a obrigação de realizar este serviço com trabalhadores por ela gerenciados, mas denúncias apontam que os salários e benefícios não forma pagos.

A concessão das linhas 8 e 9 quando foi realizada, inclui a operação dos trens e estações, além de sua administração, mas não as bilheterias e venda das passagens que foram mantidas sob responsabilidade da CPTM/Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Os trabalhadores das cinco linhas não privatizadas estão deixando seus locais de trabalho para atuar nas estações da ViaMobilidade, com um desfalque sendo gerado nestes locais o que pode se refletir em problemas para todos os passageiros.

Além disto, existe um risco aos profissionais da CPTM que assumem bilheterias sem o controle do fluxo de caixa, do método de operação e administração, podendo vir a sofrer sanções ou enfrentar mais problemas devido a atuar em local que não é sua atribuição.

Outro fator a ser levado em conta é o fato de muitos deles residirem mais de duas horas dos locais que devem atuar, gerando desgaste no tempo de deslocamento e afins.

A operação especial definiu que as estações de Itapevi, Carapicuíba, Osasco e Grajaú contarão com funcionários da CPTM das 4h até meia noite, ou seja, durante toda a operação comercial efetuando a venda de bilhetes.

Nas demais estações das linhas Diamante e Esmeralda, o atendimento será realizado também por funcionários públicos, mas das 5h até 23h.

Em nota, a CPTM informou que este atendimento especial com funcionários públicos será realizado até que uma solução seja alcançada para o problema, portanto, sem prazo para acabar.

“A CPTM informa que a operação para a venda de bilhetes nas estações das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda será mantida com a atuação de colaboradores da companhia. As estações Itapevi e Carapicuíba (L8) e Grajaú e Osasco (L9) funcionarão normalmente das 4h às 00h e as demais das 5h às 23h. Assim que foi notificada da desistência da empresa, a CPTM instaurou um procedimento para aplicar as sanções previstas em contrato pelo descumprimento do serviço. A companhia reitera que todos os pagamentos à empresa foram rigorosamente cumpridos, que avalia outras opções para a manutenção do serviço e que os passageiros também podem obter a passagem via cartões TOP, Bilhete Único e Fidelidade, pagamento via Whatsapp e aplicativo de celular, além das máquinas de autoatendimento para compra e recarga de bilhetes.”

Como este site mostrou, os trabalhadores deixaram as bilheterias vazias por não receber os seus direitos, com os passageiros ficando sem o atendimento.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/09/11/funcionarios-das-bilheterias-das-linhas-8-e-9-da-viamobilidade-estao-sem-receber-salarios-diz-sindicato/

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Outra opção é entrar em um dos nossos grupos no Whatsapp.
Grupo 1 – https://chat.whatsapp.com/37GaivLOtmFEC4ivChoOmZ
Grupo 2 – https://chat.whatsapp.com/Lj2FtTJpHXf7mVCqW8FECg

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos

4 Comments

  1. Luis

    Daqui a pouco vem a via mobilidade dizer que a culpa de tudo é da CPTM, mas no final é ela que vem resolver os problemas deles.
    Alô, ministério público, STF, TST, Jesus Cristo, alguém por favor venha se manifestar, estão colocando funcionários públicos do Estado de SP para garantir o lucro e os dividendos dos acionistas do grupo CCR!!!

  2. Elisabete

    Somos trabalhadores queremos só o salário como os dias trabalhos .. buscamos nosso direitos , manifesto sei q não vai adianta . Mas alguém tem que toma algu posicionamento em relação … Não fica arrumado culpados … Todos só queremos oque e nosso por direito .. aluguel contas não espera não podemos fica sem resposta … E sim resolve o problemas …

  3. DOMENICO MOURA

    Devolve para o estado, simples assim.
    A ViaMobilidade nunca conseguiu fazer o que tem de ser feito, esse é o resultado da privatização, não deixem o governo entregar o transporte sobre trilhos de SP para os picaretas do grupo CCR.

    DIGA NÃO À PRIVATIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO SOBRE TRILHOS DE SÃO PAULO

  4. Henrique

    Empresa pública trabalhando para empresa privada lucrar!

    Engraçado ver o estado destruindo as empresas públicas, e o povo fica sem saber a quem reclamar quando o serviço piora.

    Quando o serviço é estatal a população cobra o político eleito, e se o serviço não melhora o político não se reelege. Agora privatizando, aí a vida fica fácil pra reeleição né?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: