Equipamento foi transportado pela Comexport, vindo da China. Publicado: 10/05/2023 A Comexport, grande empresa atuante no comércio internacional e marítimo, informou nesta quarta-feira, 10 de maio de 2023, que chegou em Santos a embarcação trazendo o Tunnel Bore Machine (TBM), chamado popularmente de tatuzão para ser empregado na construção da Linha 2-Verde do Metrô em São Paulo. Construído pela China […]
Equipamento foi transportado pela Comexport, vindo da China.
Publicado: 10/05/2023
Navio utilizado para transportar o tatuzão. Foto: Divulgação Comexport
A Comexport, grande empresa atuante no comércio internacional e marítimo, informou nesta quarta-feira, 10 de maio de 2023, que chegou em Santos a embarcação trazendo o Tunnel Bore Machine (TBM), chamado popularmente de tatuzão para ser empregado na construção da Linha 2-Verde do Metrô em São Paulo.
Construído pela China Railway Engineering Equipment Group (CREG), o equipamento com diâmetro de 11,66 metros e um peso total de 2.740 toneladas, este tatuzão é uma das maiores tuneladoras já fabricadas e será usada para escavar cerca de 7.500 metros de túnel a uma profundidade de até 41 metros na expansão da linha entre Vila Prudente e Penha, na Zona Leste.
A viagem do maquinário entre o Porto de Taicang na China até Santos durou pouco mais de um mês e faz parte de uma relação comercial entre a empresa e o Metrô, envolvendo o transporte de outras peças como fábrica de anéis, usinas de concreto, silos de armazenamento, moldes e correias transportadoras.
“A carga de quase 3 mil toneladas veio alocada em Break Bulk, uma forma de transporte especial para mercadorias de grandes dimensões, no navio Leopold Staff. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto importante para a cidade de São Paulo e para todo o país”, comenta Breno Oliveira, Diretor Comercial da COMEXPORT.
Nos próximos dias o tatuzão deve começar a ser transportado para a capital paulista, onde será montada para iniciar sua missão.
A Linha 2-Verde tem a previsão de entrega do trecho com oito estações atualmente em obras para 2026, permitindo a integração com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral na Penha, além de beneficiar bairros da região que ainda não contam com o metrô.
Mapa do trecho atualmente em construção da Linha 2-Verde. Foto: Divulgação Metrô
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.