Prefeitura de SP pinta ciclofaixa “estrangulada” na Avenida Rebouças

Ciclistas ficam em situação de alto risco, espremidos em uma faixa inferior a um metro de largura.

Publicado: 10/05/2023

Foto: Alexandre Romário Santos/Reprodução Daniel Guth/Twitter

Após um processo da substituição de asfalto na Avenida Rebouças, Zona Oeste de São Paulo, a prefeitura pintou a nova ciclofaixa, porém em medidas menores e incompatíveis com a segurança necessária aos ciclistas.

Imagens que começaram a ser publicadas nas redes sociais no dia 8 de maio de 2023, mostram a nova marcação que é inferior ao limite mínimo estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obrigando aos ciclistas circular espremidos entre carros, uma fina camada de asfalto e sarjeta.

Na imagem apesar de aparentar um “espaço adequado”, está longe disso, uma vez que a marcação de sinalização (faixa branca) e a sarjeta (utilizada para a drenagem e escoamento de água em dias de chuva, por exemplo) não podem ser contabilizadas na medida.

Antes do recapeamento, a ciclofaixa que é operada em sentido único em cada lado da avenida, era com largura maior e compatível com as recomendações de segurança, e até o presente momento a prefeitura não informou o porquê da alteração destas medidas.

Em paralelo, as metas de expansão cicloviária na cidade vem caindo já que entre os anos de 2018 a 2022, o tamanho total destas vias saiu de 504 km para 699 km, porém entre 2021 e 2022, houve o acréscimo de somente 4 km de vias para bicicletas.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading