O MP quer da concessionária a apresentação de nova proposta de melhorias e investimentos nas duas linhas, além do pagamento de indenização pelas falhas constantes. Publicado: 14/04/2023 Após reunião com o governador Tarcísio de Freitas e representantes da ViaMobilidade, o Ministério Público de São Paulo decidiu dar nova chance para a concessionária mostrar resultados e melhorias no atendimento aos passageiros […]
O MP quer da concessionária a apresentação de nova proposta de melhorias e investimentos nas duas linhas, além do pagamento de indenização pelas falhas constantes.
Publicado: 14/04/2023
Foto: Diário dos Trilhos
Após reunião com o governador Tarcísio de Freitas e representantes da ViaMobilidade, o Ministério Público de São Paulo decidiu dar nova chance para a concessionária mostrar resultados e melhorias no atendimento aos passageiros das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
No encontro que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 13 de abril de 2023, ficou definido que a ViaMobilidade deverá até a próxima segunda (17), apresentar uma proposta/plano de investimentos com resultados rápidos para uma melhor operação e diminuir as falhas e problemas. Além disso, que a empresa efetue o pagamento para o Governo do Estado das multas já aplicadas.
Depois que receber essa proposta, o Ministério Público vai analisar e se considerar que ela é boa, continua negociando com a concessionária, mas se achar que é ruim ou insuficiente, vai pedir na Justiça o rompimento do contrato da concessão.
Segundo levantamento do Diário dos Trilhos com base em informações de nossas reportagens e dados do próprio Ministério Público de São Paulo, desde 27 de janeiro de 2022, data em que a ViaMobilidade assumiu oficialmente a operação das linhas 8 e 9, foram registrados dez casos de descarrilamento de trens, com seis acontecendo em 2022 e quatro neste ano, uma média de um descarrilamento por mês em 2023.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.