Expresso Turístico pode ganhar três novos destinos com concessão da Linha 7-Rubi

Edital de concessão da linha prevê atendimento ampliado do serviço realizado atualmente pela CPTM.

Publicado: 14/04/2023

Foto: Diário dos Trilhos

O serviço do Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) poderá ser expandido com a concessão da Linha 7-Rubi que liga o centro de São Paulo (Luz) até a cidade de Jundiaí (estação com o mesmo nome), marcada para acontecer em 28 de novembro deste ano.

De acordo com o edital de concessão da linha e um dos seus documentos anexo que trata da convivência entre a futura operadora da linha e a estatal de trens, o serviço de trem turístico que funciona especialmente em feriados e finais de semana deverá continuar funcionando sem interferências por parte da concessionária.

Além disso,  a criação de três novos roteiros está prevista, atendendo as cidades de Valinhos, Louveira e Vinhedo, localizadas entre Jundiaí e Campinas.

Roteiro 1 (já existente) entre a estação Luz e Estação Jundiaí/Complexo FEPASA: IDA: Origem Estação Luz e terminal Estação Jundiaí/Complexo FEPASA; VOLTA: Origem Estação Jundiaí/Complexo FEPASA e terminal Estação Luz.

Roteiro 2 entre a estação Luz e Estação Louveira: IDA: Partida Estação Luz com terminal Estação Louveira; VOLTA: Partida Estação Louveira com terminal Estação Luz.

Roteiro 3 entre a estação Luz e Estação Vinhedo: IDA: Partida Estação Luz com terminal Estação Vinhedo; VOLTA: Partida Estação Vinhedo com terminal Estação Luz.

Roteiro 4 entre a estação Luz e Estação Valinhos: IDA: Partida Estação Luz com terminal Estação Valinhos; VOLTA: Partida Estação Valinhos com terminal Estação Luz.

Essas três cidades possuem atrativos turísticos assim como os destinos atualmente atendidos por este serviço da CPTM. Veja a seguir sugestões de atrações de turismo em cada cidade, conforme as prefeituras divulgam.

Louveira – Igreja de São Sebastião, a estação ferroviária local, Loja Berna, Vinícolas, sítios e restaurantes. Mais informações no link a seguir: https://louveira.sp.gov.br/turismo/atrativos-turisticos

Vinhedo – Adegas, Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini, estação ferroviária local, fazenda Cachoeira, Igreja Matriz de Sant’Ana, Hopi Hari, Parque Municipal, espaço voltado a memória imigrante, entre outros (https://www.vinhedo.sp.gov.br/portal/servicos/1037/pontos-turisticos-e-atrativos-da-cidade)

Valinhos – pesqueiro, Casa do Chocolate, vinícolas, Casinha do Figo, fazendas, chácaras, Observatório Abraão de Moraes, centros culturais, entre outros (https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/turismo).

A CPTM ou empresa autorizada caso o Expresso Turístico no futuro for concedido também, poderá operar dois trens por dia durante o atendimento aos destinos já existentes, no caso da linha 7, Jundiaí e os três acima mencionados que venham a ser criados.

Entretanto, a CPTM deverá pagar uma “taxa de passagem” para utilizar as dependências e malha de trilhos da futura concessionária, destacada no edital como uma contrapartida econômica por circular em um espaço que até antes da concessão pertencia a ela.

Veja a seguir a conta que será considerada para pagar à concessionária, onde o valor de partida é de R$ 49,03 e no futuro deve ser reajustado.

“7.1 Como contrapartida pelos serviços indicados no item 2, a CPTM, ou empresa delegada para operação do “Expresso Turístico”, pagará à CONCESSIONÁRIA o valor de R$ 49,03 (quarenta e nove reais e três centavos) por 1000 x tonelada x quilômetro rodado, base janeiro de 2023, denominada, para efeito de pagamento, Tarifa de Direito de Passagem;

7.2 Este valor será atualizado anualmente, levando em consideração a variação do IPC-FIPE, ocorrido GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Parcerias em Investimentos PROCESSO STM Nº1040923/2021 CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Nº 01/2021 PPP-TIC EIXO NORTE 57 ANEXO III.C – DIRETRIZES DE CONVIVÊNCIA COM A CPTM, METRÔ, MRS E OUTRAS CONCESSIONÁRIAS entre o mês anterior ao da data base (dez/2022), inclusive, e o mês anterior ao do efetivo reajuste, inclusive;”

O documento não estipula uma data, mas certamente a ampliação depende antes de várias intervenções necessárias que o futuro operador deve fazer, especialmente entre Jundiaí a Campinas onde trilhos novos, vias, sistemas de sinalização, comunicação e inclusive estações devem ser construídas e ou reformadas.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

4 Comments

  1. Vanda

    Vamos ficar muito feliz pelo menos podemos sair de casa no final de semana Parabéns a CPTM

  2. Antonio

    E, favorecer o Expresso turistico ferroviário, interestadual, em todo Brasil. Quem viaja à turismo, não pode dizer que o transporte ferroviário é lento.

  3. Antonio

    E, favorecer oTransporte ferroviário de turismo interestadual, em todo Brasil.

  4. Ana Ivanovski de Souza

    Poderiam fazer logo é pra cidade de Campinas né, facilitaria tanto a vida de quem mora lá e trabalha em São Paulo

Deixe uma resposta

%d