Ataque hacker danificou diversas informações e arquivos, porém a companhia não forneceu detalhes.

Publicado: 05/01/2022

Imagem do CCO (Centro de Controle Operacional) da CPTM. Foto: Diário dos Trilhos

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que nesta quarta-feira, 4 de janeiro de 2023, o seu site (www.cptm.sp.gov.br) e o aplicativo para smartphones voltou a funcionar normalmente, depois de um ataque hacker realizado antes do Natal do ano passado.

Segundo a empresa, nenhum passageiro teve seus dados vazados porque o sistema que tem esse banco de informações é separado do local que foi invadido pelos hackers.

A partir de agora, todos os passageiros tem a possibilidade de acessar o site da companhia, consultar notícias, ver o seu trajeto e principalmente, se as linhas operam normalmente ou não, ainda que em muitos casos a companhia “esconda” problemas e falhas ou demore mais de meia hora para informar publicamente algo que acontece.

Conforme matéria do Diário dos Trilhos sobre o assunto, a CPTM em nota pouco antes da virada de ano chegou a reconhecer a ação criminosa, dizendo na ocasião (30/12) que trabalhava para restaurar os dados e havia denunciado o crime para a polícia que investiga o caso por meio da sua divisão de crimes cibernéticos.

Leia a seguir na íntegra a nota da companhia.

“A CPTM informa que os sistemas relacionados à circulação e estações não foram afetados. Somente a rede interna, site e APP estão fora do ar.

Técnicos da empresa estão atuando em conjunto com profissionais da PRODESP e Microsoft para restabelecer os sistemas afetados, que não continham nenhum dado de passageiros, uma vez que esses dados são administrados por outras empresas. O trabalho está sendo feito com auxílio do Subcomitê de Segurança da Informação (SSI) do Comitê Gestor de Governança de Dados e Informações do Estado de São Paulo (CDESP).

O DEIC foi acionado e já está investigando o caso. A ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados foi comunicada e os mecanismos de proteção de dados estão sendo reforçados.

O contato via WhatsApp (11) 99767-7030 e contas da CPTM nas redes sociais estão funcionando normalmente. As informações sobre a situação operacional das cinco linhas podem ser acompanhadas por esses meios de atendimento. A CPTM lamenta o incidente e repudia o ato criminoso.”


Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2022/12/30/hackers-pedem-meio-milhao-de-dolares-para-devolver-dados-roubados-da-cptm/

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram(https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.