Entretanto, a Linha 12-Safira continuará com trecho interrompido, assim como o serviço Expresso Aeroporto.

Publicado: 04/12/2022

Imagens dos trabalhos de recuperação da via na tarde deste domingo (4). Foto: Diário dos Trilhos

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que nesta segunda-feira, 4 de dezembro de 2022, a operação dos trens da Linha 11-Coral voltará ao normal, atendendo todo o trecho entre as estações Luz até Estudantes nos dois sentidos.

Isso acontece após a remoção do trem cargueiro da MRS Logística que se acidentou no último sábado (2), seguido de trabalhos de reparos na via férrea e sistema de energia no local.

Porém a operação da Linha 12-Safira se manterá interrompida entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, pois as duas vias da linha ainda precisam passar por reparos detalhados dos danos causados.

Desde a hora do acidente, funcionários da CPTM e da MRS atuam no local, primeiro retirando a carga de bobinas de aço, depois o trem acidentado e aí sim iniciando as obras de reparo.

Para atender o trecho entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, o sistema PAESE com 80 ônibus estará funcionando das 4h até a meia noite para atender os passageiros da linha 12. Nesta linha, os trens vão funcionar entre Brás e Tatuapé e de Engenheiro Goulart até Calmon Viana.

O Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade que liga de maneira rápida e direta o centro de São Paulo, a partir da estação da Luz até o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Estação Aeroporto-Guarulhos), continua sem funcionar até volta da normalidade.

Por enquanto, apesar dos trabalhos 24 horas por dia, não há previsão de normalização na operação das linhas 12 e 13.

Leia a seguir na íntegra a nota da CPTM sobre a operação.

“O trem de carga operado pela MRS Logística, que descarrilou na madrugada de sábado (03/12) próximo à Estação Tatuapé, foi totalmente retirado da Linha 11-Coral na tarde deste domingo (04/12). Após uma rigorosa avaliação dos trilhos, os técnicos começaram os reparos das vias da Linha 11-Coral, que volta a circular às 04h desta segunda-feira (05/12), com velocidade reduzida apenas no trecho de Tatuapé, em decorrência das obras de recuperação da Linha 12-Safira, que começarão após a retirada total dos vagões de carga. As equipes vão atuar para entregar o trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé, da Linha 12-Safira, o mais rápido possível.

Desde a madrugada de ontem, quando aconteceu o acidente, os técnicos da CPTM e da MRS trabalham de forma ininterrupta para a retirada das peças das vias. Das cinco locomotivas, com dez vagões de carga de areia e seis de bobina de aço, as equipes já retiraram todas as locomotivas e todos os vagões de areia, faltando apenas três pranchas/vagões de bobina de aço, que ainda estão na Linha 12-Safira.

O serviço do Expresso Aeroporto também continua suspenso até a liberação da Linha 12-Safira, lembrando que a Linha 13-Jade não foi afetada em nenhum momento e continua operando normalmente entre as estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos.

Durante o domingo, os passageiros das duas linhas foram atendidos por 50 ônibus do Sistema PAESE, sem registro de filas ou complicações, entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé, na linha 12-Safira, e Corinthians-Itaquera e Tatuapé, na Linha 11-Coral. O Metrô também antecipou a circulação de 4h40 para 4h00, com os trens seguindo sem paradas nas estações intermediárias e prestando serviço somente nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, até o início da operação comercial.

Nesta segunda-feira (05/12), para facilitar os deslocamentos dos passageiros, o Metrô vai continuar com a estratégia de iniciar a operação mais cedo, às 4 horas, prestando serviço nas estações Brás e Tatuapé, sem paradas nas estações intermediárias. Além disso, as transferências com a CPTM nas duas estações estarão liberadas durante os horários de pico. O passageiro também vai contar com a Linha 11-Coral e 80 ônibus do Sistema PAESE como alternativas no trecho interrompido entre Engenheiro Goulart e Tatuapé da Linha 12-Safira.”


Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram(https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.