Um passageiro comentou que tiros haviam sido disparados, gerando efeito cascata com pessoas correndo, sendo pisoteadas e até furtadas. Publicado: 04/12/2022 Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas na noite deste sábado, 3 de dezembro de 2022, após tumulto na estação Vila das Belezas da Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade. Segundo dezenas de relatos nas redes sociais, um homem teria supostamente […]
Um passageiro comentou que tiros haviam sido disparados, gerando efeito cascata com pessoas correndo, sendo pisoteadas e até furtadas.
Publicado: 04/12/2022
Foto: Daniel Donizetti/Reprodução Twitter
Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas na noite deste sábado, 3 de dezembro de 2022, após tumulto na estação Vila das Belezas da Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade.
Segundo dezenas de relatos nas redes sociais, um homem teria supostamente atirado aleatoriamente contra pessoas dentro do trem, o que depois veio a ser verificado e desmentido essa hipótese, mas no momento do ocorrido, um pânico foi gerado com pessoas acionando botões de emergência do trem, abrindo as portas e correndo para sair do local, com passageiros se machucando ou por queda ou por pisoteamento.
Diante do boato de tiros, a Polícia Militar foi acionada e também ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que foram ao local para atuar na ocorrência.
Na hora da correria, bandidos aproveitaram e furtaram itens deixados por outras pessoas dentro do trem, como foi o caso de uma das vítimas que perdeu sua mochila, com documentos, telefone e outros objetos.
E eu? Eu não sei o que fazer, minha mochila, que eu uso para guardar meus documentos, pq justamente hoje eu tava levando eles pro meu chefe para poder ser registrado! Certidão de nascimento, Reservista, Diploma de curso, histórico escolar, tudo dentro da mochila! …+
A Via Mobilidade informou que houve falha com trem na estação Vila das Belezas na linha 5 lilás do Metrô por volta das 18:29, porém chegou ao nosso conhecimento via mensagens e vídeos relatos de pessoas feridas, ambulância, viaturas da polícia militar + pic.twitter.com/CDw7LQL7of
A ViaMobilidade por sua procurou omitir o que realmente aconteceu, já que informou apenas que houve uma “falha com trem” e em seu site, não existe declaração de ocorrências, onde são listados as falhas para que os passageiros possam ter um comprovante do que gerou seu atraso.
Print de tela do site da ViaMobilidade, mostrando que a ocorrência sequer foi mencionada. Foto: Reprodução
Em nota sobre o ocorrido, a ViaMobilidade informou que tudo começou com uma agressão entre dois passageiros dentro do trem, causando a confusão que deixou feridos.
“A ViaMobilidade informa que neste sábado, dia 3, às 18h20, houve troca de agressões entre dois passageiros dentro de um trem que chegava à estação Vila das Belezas, da Linha 5-Lilás. Os Agentes de Atendimento de Segurança (AAS) da concessionária atuaram rapidamente para conter a situação e garantir proteção e segurança dos passageiros. Quatro pessoas com ferimentos leves, provocados durante a confusão, foram socorridas e encaminhadas ao pronto-socorro do Hospital Campo Limpo. A PM foi acionada e constatou que não houve tiro.”
A versão da concessionária é reforçada pelo comentário de uma testemunha nas redes sociais, onde ela relata que houve sim uma briga por motivo banal, por doces (balas) que alguém entendeu como “balas” de armas de fogo.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram(https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.