A passagem será exclusiva para saída, com foco para atender o passageiro em direção ao Bom Retiro.

Publicado: 13/09/2022

Foto: Diário dos Trilhos

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entrega nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2022, a nova passarela de pedestres da estação Luz, região central de São Paulo.

A nova passarela da estação que recebe passageiros das linhas 7-Rubi, 11-Coral e 13-Jade, será exclusiva para saída de passageiros, não contando com catracas ou meios de cobrança de tarifa, com seu objetivo sendo exclusivo para agilizar a passagem de pessoas para o Bom Retiro.

Essa passagem elimina a necessidade de circular pela área subterrânea do complexo, quem tiver como destino, por exemplo, a Rua José Paulino, agilizando o deslocamento das pessoas e diminuindo a aglomeração na plataforma central e subsolo.

Nas redes sociais da CPTM e do presidente da companhia, Pedro Moro, alguns questionamentos apareceram sobre os possíveis malefícios dessa obra, como tirar a beleza arquitetônica ou causar danos à estrutura centenária.

Em nota, a CPTM disse que a construção da nova passarela foi aprovada pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico e que os tijolos removidos do muro na saída para a Rua José Paulino, serão catalogados e armazenados conforme orientação.

“A passarela metálica na Estação da Luz foi aprovada pelos órgãos de preservação de patrimônio Condephaat, IPHAN e Conpresp como instalação provisória. A previsão de liberação para circulação de passageiros é em setembro, com a conclusão de alguns serviços complementares como iluminação, CFTV para monitoramento de segurança e sonorização. 

Quando estiver em operação, a passarela funcionará apenas como desembarque da estação para facilitar o fluxo dos passageiros que utilizam as plataformas que atendem o serviço 710 e a Linha 11-Coral. Não será possível entrar na estação por essa passagem, uma vez que os bloqueios (catracas) continuam no acesso principal da estação.   

Em relação aos tijolos retirados, a companhia está fazendo um trabalho de identificação para posterior armazenamento, conforme orientação dos órgãos de proteção do patrimônio.”

A previsão é de efetuar a sua inauguração ao meio dia.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.