A passagem será exclusiva para saída, com foco para atender o passageiro em direção ao Bom Retiro. Publicado: 13/09/2022 A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entrega nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2022, a nova passarela de pedestres da estação Luz, região central de São Paulo. A nova passarela da estação que recebe passageiros das linhas 7-Rubi, 11-Coral e […]
A passagem será exclusiva para saída, com foco para atender o passageiro em direção ao Bom Retiro.
Publicado: 13/09/2022
Foto: Diário dos Trilhos
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entrega nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2022, a nova passarela de pedestres da estação Luz, região central de São Paulo.
A nova passarela da estação que recebe passageiros das linhas 7-Rubi, 11-Coral e 13-Jade, será exclusiva para saída de passageiros, não contando com catracas ou meios de cobrança de tarifa, com seu objetivo sendo exclusivo para agilizar a passagem de pessoas para o Bom Retiro.
Essa passagem elimina a necessidade de circular pela área subterrânea do complexo, quem tiver como destino, por exemplo, a Rua José Paulino, agilizando o deslocamento das pessoas e diminuindo a aglomeração na plataforma central e subsolo.
Nas redes sociais da CPTM e do presidente da companhia, Pedro Moro, alguns questionamentos apareceram sobre os possíveis malefícios dessa obra, como tirar a beleza arquitetônica ou causar danos à estrutura centenária.
Em nota, a CPTM disse que a construção da nova passarela foi aprovada pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico e que os tijolos removidos do muro na saída para a Rua José Paulino, serão catalogados e armazenados conforme orientação.
“A passarela metálica na Estação da Luz foi aprovada pelos órgãos de preservação de patrimônio Condephaat, IPHAN e Conpresp como instalação provisória. A previsão de liberação para circulação de passageiros é em setembro, com a conclusão de alguns serviços complementares como iluminação, CFTV para monitoramento de segurança e sonorização.
Quando estiver em operação, a passarela funcionará apenas como desembarque da estação para facilitar o fluxo dos passageiros que utilizam as plataformas que atendem o serviço 710 e a Linha 11-Coral. Não será possível entrar na estação por essa passagem, uma vez que os bloqueios (catracas) continuam no acesso principal da estação.
Em relação aos tijolos retirados, a companhia está fazendo um trabalho de identificação para posterior armazenamento, conforme orientação dos órgãos de proteção do patrimônio.”
A previsão é de efetuar a sua inauguração ao meio dia.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.