O cartão seria utilizado em todos os transportes públicos do país, eliminando a necessidade de ter um cartão para cada cidade. O projeto não interferiria no valor das tarifas.

Publicado: 24/08/2022

Foto: Diário dos Trilhos

Foi apresentado na Câmara dos Deputados em Brasília, um projeto de lei nº 1830/22 que prevê a implementação de um sistema nacional de bilhete único, ou seja, um único cartão para ser utilizado no transporte público de todas as cidades do país, seja no ônibus, metrô, trens, balsas e etc.

De autoria do deputado Kim Kataguiri, a proposta prevê um sistema eletrônico permitindo o pagamento antecipado (pré-pago) por meio de cartão, aplicativo para celular e similares.

No caso, essa lei não teria poderes sobre as tarifas praticadas em cada modal de cada município, cabendo a ser definido por quem controla os serviços públicos o valor praticado/cobrado.

“Atualmente, cada localidade tem o seu próprio sistema de pagamento. A pessoa que mora em um município e trabalha em outro é forçada, muitas vezes, a usar dois sistemas”, disse o parlamentar.

Portanto, este cartão permitiria ao passageiro utilizar qualquer sistema no país do transporte público, cobrando a tarifa cobrada de cada cidade, de maneira automática.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será posteriormente, analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.