Em forma de prancha ou de escada, o objetivo é evitar a necessidade dos passageiros de descer na via durante a falha de um trem. Publicado: 19/08/2022 A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) divulgou nesta sexta-feira, 19 de agosto de 2022, que desenvolveu um novo dispositivo de segurança, voltado para situações de emergência na operação, quando um trem quebra […]
Em forma de prancha ou de escada, o objetivo é evitar a necessidade dos passageiros de descer na via durante a falha de um trem.
Publicado: 19/08/2022
Foto: Divulgação CPTM
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) divulgou nesta sexta-feira, 19 de agosto de 2022, que desenvolveu um novo dispositivo de segurança, voltado para situações de emergência na operação, quando um trem quebra fora da estação.
É comum nestes casos, os passageiros acessem os trilhos pulando de um trem e subindo no outro com ajuda de outras pessoas, correndo risco de acidentes.
Apresentado como uma prancha ou escada, já que pode ser utilizado nestas duas funções, o equipamento feito de polímero resistente com fibra de vidro, foi desenvolvido pelo GOT (Gerência de Engenharia de Manutenção).
Ele já foi testado pelos técnicos da companhia e aprovado para uso. O número de unidades em uso, produção ou encomendadas não foi informado.
Nas suas redes sociais, o presidente da companhia, Pedro Moro, mostrou o teste em vídeo do equipamento.
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.