O saldo positivo é resultado de políticas da companhia para a preservação do meio ambiente.

Publicado: 07/06/2022

No percurso da Linha 15-Prata, a convivência compartilhada com ciclovias e mais áreas verdes são parte do projeto. Foto: Divulgação Metrô de São Paulo

O Metrô de São Paulo divulgou neste domingo, 5 de junho de 2022, o resultado mais recente das suas ações de reaproveitamento e uso consciente dos recursos naturais durante o atendimento à população.

Na data em que se comemorou o Dia do Meio Ambiente, a companhia informou que em 2021 evitou a emissão de 521 mil toneladas de CO2 na atmosfera, ajudando a reduzir o consumo de combustíveis no total de 259 milhões de litros, fruto da escolha de pessoas que optaram em se deslocar pelo transporte e não por carros particulares, por exemplo.

No campo energético e hídrico o resultado também foi expressivo, com a empresa acumulando uma redução de 53% no consumo total de água no período entre 2014 e 2021.

Já em energia elétrica, o Metrô está implantando um sistema na Linha 15-Prata que permitirá uma economia no uso deste recurso.

Veja a seguir outras ações divulgadas pela companhia.

– Nas estações: monitoramento diário do consumo de água com a leitura de hidrômetros.

– Nos pátios Jabaquara e Tamanduateí: as máquinas de lavar trem captam e tratam o efluente para ser reaproveitado. Para lavar um trem, 70% do volume consumido é com água tratada.

– Nos prédios administrativos e canteiros: programas de manutenção e monitoramento diário dos hidrômetros e controle de consumo. Os sanitários públicos das estações/terminais de ônibus tiveram seus vasos sanitários substituídos por aqueles de menores volumes e as torneiras dispõem de acionadores/restritores de vazão de água.

Outras ações/projetos de sustentabilidade que temos em andamento:

– Sistema de Geração Fotovoltaica para a futura Estação Ipiranga da Linha 15-Prata. Estima-se que o sistema irá gerar aproximadamente 25 MWh/mês, que corresponde a cerca de 39% do consumo mensal de uma estação típica de monotrilho.

– Projeto Corredor Verde da Linha 15-Prata que é uma inovação no tratamento de áreas livres conectadas à infraestrutura metroferroviária, na medida em que se integra ao sistema de áreas verdes e à rede cicloviária da capital paulista, que inclui a implantação de ciclovia, com plantio de árvores, arbustos e forrações, sob o elevado do monotrilho.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – 
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.