O local é de onde a empresa gerencia as operações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Publicado: 23/05/2022

Foto: Diário da CPTM

O Metrô de São Paulo assinou na última sexta-feira, 20 de maio de 2022, o contrato com o Consórcio ARC-DC-SP para reformar/modernizar o seu CCO (Centro de Controle Operacional).

O contrato tem prazo de dois anos e inclui a implantação, testes e comissionamento de toda a infraestrutura que permitirá uma melhor operação dos trens nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Batizado de CCOx pelo Metrô, o novo espaço reformulado permitirá mudanças e adequações a cenários futuros – como ampliação de linhas, monitoramento e centralização do controle de equipamentos de estações -, de forma mais fácil e ágil, sempre considerando a melhora da experiência dos passageiros e funcionários – Customer eXperience e Employee eXperience. 

Um dos pontos destacados é o novo videowall composto por 90 monitores de 55 polegadas cada, interligados, onde serão exibidos a movimentação dos trens das linhas 1, 2 e 3, situação dos sistemas elétricos e das vias dos pátios de estacionamento e manutenção. O painel também vai abrigar as imagens do circuito interno de câmera das estações para o Centro de Controle da Segurança (CCS). Apenas o controle dos trens da Linha 15-Prata não estará nesta sala, pois o ramal tem um centro de controle próprio, ficando o monitoramento remoto no CCO. 

Um novo data center para maior capacidade de processamento de dados e novos softwares para a interface com os sistemas de sinalização e controle de trens serão instalados, reduzindo consumo de energia e aumentando a confiabilidade.

Localizado na Rua Vergueiro, 1200, o edifício do Metrô que abriga o CCO foi projetado pelos arquitetos Plinio Croce, Roberto Aflalo e Giancarlo Gasperini e pode ser visto pela Avenida 23 de Maio ao lado do Centro Cultural Vergueiro, tornando-se uma paisagem conhecida da capital por sua composição estrutural que mistura concreto com vidros espelhados na cor bronze, considerado uma novidade à época de sua construção, em 1972. 

Em situações emergenciais, o edifício está apto para manter a normalidade no transporte público, o CCO pode contatar imediatamente a CPTM, a CET, a SPTrans, a Polícia Militar, a Eletropaulo, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. 

Nossas redes sociais
Facebook – 
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.