A frota em questão são dos trens das séries 7000 e 7500 colocados na linha pouco antes da concessão.

Publicado: 06/05/2022

Um dos trens da série 7000 foi o que se envolveu no acidente em março na estação Júlio Prestes. Foto: Diário dos Trilhos

Um relatório de manutenção da ViaMobilidade aponta que 65% da frota de trens da série 7000 e 7500 entregues pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para as linhas da concessão, estão com sua revisão vencida e portanto, operando com possibilidade de apresentar maiores problemas.

A informação é do site Diário do Transporte que obteve um documento interno da empresa abordando essa situação grave.

Neste documento, é ressaltado que a manutenção do conjunto de rodeiros (as rodas/eixos dos trens) deve ser feita no máximo após o trem atingir 1,2 milhão de quilômetros rodados, mas tem trens que estão quase perto de 2 milhões de quilômetros completados sem a devida manutenção.

A CPTM pouco tempo antes de entregar as linhas para a iniciativa privada, retirou os trens da série 8000, enviou eles para outras linhas estatais e colocou nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda os trens 7000 e 7500.

Também é apontado pelo Diário do Transporte, que essas manutenções são vitais para um bom funcionamento do trem e que inclusive a composição que bateu na estação Júlio Prestes, está com a sua revisão também vencida.

Funcionários das duas empresas relataram que a falta de manutenção adequada pode resultar em problemas nos freios, superaquecimento e outras falhas.

Em resposta a essas alegações, tanto a CPTM como a ViaMobilidade, não negaram a existência do documento, com a empresa estatal afirmando que os trens passam por manutenções regularmente e que uma auditoria independente foi realizada nos trens antes da sua entrega.

Já a ViaMobilidade disse que o Governo do Estado foi notificado dos eventuais problemas na prestação de serviço que poderiam ser ocasionados devido a este problema.

Leia a reportagem completa no link a seguir: https://diariodotransporte.com.br/2022/05/05/viamobilidade-iniciou-operacoes-das-linhas-8-e-9-com-65-da-frota-de-trens-com-revisao-vencida-apontam-documentos/

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/


Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.