Nova assembleia foi marcada para a próxima semana, onde será definido se a categoria para ou não. Publicado: 07/02/2020 Os metroviários em assembleia realizada na noite desta segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022, decidiram por adiar novamente a greve que estava programada para acontecer nesta terça (8). Com isto, a circulação dos trens nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata […]
Nova assembleia foi marcada para a próxima semana, onde será definido se a categoria para ou não.
Publicado: 07/02/2020
Foto: Diário dos Trilhos
Os metroviários em assembleia realizada na noite desta segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022, decidiram por adiar novamente a greve que estava programada para acontecer nesta terça (8).
Com isto, a circulação dos trens nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata será normal, com a abertura das estações acontecendo no horário de sempre, às 4h40.
Na votação simples, a maioria decidiu por esperar até o dia 15 de fevereiro, quando uma nova assembleia acontecerá e as propostas enviadas pelo Metrô serão analisadas, podendo resultar ou não, em uma greve.
O Metrô ofertou a categoria o pagamento da PR (Participação nos Resultados) no valor de R$ 2.250,00 e a devolução do descontado nos trabalhadores da manutenção correspondente a um dia.
Entretanto o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e o MPT (Ministério Público do Trabalho) apresentaram uma outra proposta, de R$ 2.500,00 para todos os metroviários referente a PR, que o Metrô apresente em até dois meses um estudo que justifique alterações nos critérios da Steps (uma espécie de plano de carreira) e propôs também uma chamada “cláusula de paz” onde seria mantido apenas o estado de greve não a eminência de uma paralisação na operação do transporte.
Estas propostas serão analisadas pela companhia e sindicato, sendo que na próxima semana, novos posicionamentos sobre as questões divergentes devem ser informados, especialmente pelos metroviários através do seu sindicato.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.