Ao chegar às lojas cadastradas, pessoas que solicitam o carão são obrigadas a retirar o TOP com a função crédito e não apenas para uso no transporte como desejado.

Publicado: 08/02/2022 – Atualizado às 21h10

Foto: Diário dos Trilhos

Desde o anuncio e começo da sua implantação, o Cartão TOP vem registrando vários tipos diferentes de problemas, como a demora para ser aceito nos ônibus da EMTU, algo que foi gradualmente resolvido, dificuldades na solicitação do bilhete, entre outros.

Porém o problema mais recente acontece com novos usuários deste cartão, onde ao solicitar a sua retirada em um posto físico, acaba sendo vítima de uma prática conhecida como “venda casada”.

Quem pediu o TOP pelo aplicativo do sistema ao qual previamente tem a possibilidade de optar por receber em casa mediante pagamento de taxa ou realizar a retirada em um dos postos físicos, geralmente uma loja das Pernambucanas, ao chegar em um destes locais tem enfrentado além de uma fila e tempo de espera razoavelmente maior que o normal, não conseguem retirar o cartão na função transporte apenas, saindo da loja em questão, com o TOP na função crédito, algo que estas pessoas não desejaram ou pediram. Situações como esta aconteceram em Franco da Rocha e Guarulhos.

Questionando alguns destes clientes, foi explicado ao site que ao chegar na loja, todos que estavam presentes ouviram a mesma coisa, “estamos sem o sistema para a emissão do TOP Transporte, só o TOP com a função crédito pode ser feito”. As pessoas como já estão lá e não querem perder mais tempo para retornar depois, aceitam isto. Os relatos acima foram notados na Loja Pernambucanas da Rua Dom Pedro II, 113, em Guarulhos, no dia 3 de fevereiro.

O problema é que não é apenas o cartão com o crédito, podendo favorecer um aumento no endividamento da população, mas é a anuidade de R$ 16,90 em 12 parcelas, cobrada de quem possui o cartão nesta função.

Diante disto, o site procurou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos que por sua vez, disse ter solicitado esclarecimentos sobre a prática de venda casada nas lojas Pernambucanas, já que a orientação é do usuário ter os dados confirmados e coletados para receber o TOP em sua casa.

Leia abaixo a nota na íntegra:

“A Secretaria dos Transportes Metropolitanos oficiou a Abasp para prestar esclarecimentos sobre o caso citado. Nas situações em que há indisponibilidade no sistema para emissão do Cartão TOP Transporte, a orientação é de que o atendente colete os dados do cliente para programar a entrega gratuita em domicílio em até três dias úteis. Caso o cliente não queira receber o cartão em casa, um novo agendamento deverá ser feito para retirada em uma das lojas credenciadas.  

Clientes que tenham, eventualmente, retirado o Cartão TOP com outras funções e queiram migrar para o TOP Transporte devem entrar em contato com a central de atendimento do TOP no 11.3888-2200 para solicitar o cancelamento.”

Já a Autopass empresa gerenciadora do Cartão TOP, reforçou a orientação informada pela Secretaria de Transportes, a qual não deveria ser obrigado o cliente a ter o cartão de transporte vinculado na função crédito ou débito.

“Responsável pela gestão de sistemas de bilhetagem eletrônica do transporte público na Capital e na Região Metropolitana de São Paulo, a Autopass esclarece que houve nos últimos dias indisponibilidade pontual no sistema de emissão do Cartão TOP Transporte em algumas unidades credenciadas. Como possuem funcionalidades distintas, o cartão na modalidade transporte e o cartão híbrido com função de débito e crédito são emitidos por sistemas separados e é possível que a emissão de um tipo de cartão esteja momentaneamente indisponível e a outra não. Quando isso ocorre, orientamos para que o atendente informe sobre a impossibilidade da impressão imediata do cartão e indique que o usuário aguarde em loja alguns instantes até o sistema se restabelecer ou retorne à loja, em outra ocasião, sem a necessidade de fazer um novo agendamento. Também estamos disponibilizando, a partir desta semana, a possibilidade do passageiro receber o cartão em domicílio sem custo no caso de indisponibilidade do serviço.

Clientes que tenham, eventualmente, retirado o Cartão TOP com a função adicional Débito ou Crédito, em caso de dúvidas, podem entrar em contato com a nossa central do atendimento no 11.3888-2200.

Lamentamos o ocorrido e reforçamos as orientações às equipes das lojas credenciadas para emissão do cartão TOP.”

E as Lojas Pernambucanas também se manifestaram a respeito do assunto. A nota está disponível abaixo na íntegra:

“A Pernambucanas informa que suas lojas credenciadas oferecem aos usuários de transporte público de São Paulo duas opções de Cartão TOP, ficando a cargo do usuário escolher se deseja o cartão TOP Transporte, sem os serviços financeiros atrelados, ou o cartão TOP híbrido, que agrega serviços financeiros da Pefisa (com liberação sujeita à análise prévia). A varejista reitera que a escolha entre os cartões é uma decisão exclusiva do solicitante. A empresa esclarece que quando o sistema de emissão apresenta alguma instabilidade, os colaboradores orientam os usuários a aguardarem em loja alguns instantes até o sistema restabelecer ou voltar à loja em outra ocasião, sem a necessidade de fazer um novo agendamento. A Pernambucanas informa ainda que reforçou as orientações com todas as lojas credenciadas.”

SOBRE O CARTÃO TOP

Anunciado em 2021, o cartão substituirá o Cartão BOM, utilizado no transporte metroferroviário e ônibus intermunicipais.

O TOP será aceito nos mesmos locais, entretanto possui a tecnologia de pagamento por aproximação, oferece aos clientes a opção de um cartão multiuso com função de crédito ou debito ou os dois, além de transporte.

O sistema TOP também conta com aplicativo para compra de bilhete online por QR Code, e substituiu o pagamento por bilhetes de tarja magnética (Edmonson), agora sendo utilizado o pagamento com papel que possui um QR Code impresso.

Entretanto, os terminais de auto-atendimento atualmente não possuem suporte para pagamento em dinheiro, prejudicando uma parcela dos passageiros do transporte público.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

5 comentários »

  1. Precisa haver mais pontos para a recarga do cartão Top, só é possível faze-lo na estação Belém do metrô. O estado precisa agilizar o processo com pagamento com dinheiro.

    Curtir

  2. Boa noite
    Emiti com muito custo um bilhete escolar para meu filho, porém o cartão só carrega passe comum.
    O site é horrível, o app só dá incompatibilidade, abri um chamado no fale conosco, porém o problema não foi resolvido.
    O atendimento não resolveu também e a ouvidoria não responde mais os email.
    Não sei mais onde peço ajuda.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.