Ao chegar às lojas cadastradas, pessoas que solicitam o carão são obrigadas a retirar o TOP com a função crédito e não apenas para uso no transporte como desejado.

Publicado: 08/02/2022 – Atualizado às 21h10

Foto: Diário dos Trilhos

Desde o anuncio e começo da sua implantação, o Cartão TOP vem registrando vários tipos diferentes de problemas, como a demora para ser aceito nos ônibus da EMTU, algo que foi gradualmente resolvido, dificuldades na solicitação do bilhete, entre outros.

Porém o problema mais recente acontece com novos usuários deste cartão, onde ao solicitar a sua retirada em um posto físico, acaba sendo vítima de uma prática conhecida como “venda casada”.

Quem pediu o TOP pelo aplicativo do sistema ao qual previamente tem a possibilidade de optar por receber em casa mediante pagamento de taxa ou realizar a retirada em um dos postos físicos, geralmente uma loja das Pernambucanas, ao chegar em um destes locais tem enfrentado além de uma fila e tempo de espera razoavelmente maior que o normal, não conseguem retirar o cartão na função transporte apenas, saindo da loja em questão, com o TOP na função crédito, algo que estas pessoas não desejaram ou pediram. Situações como esta aconteceram em Franco da Rocha e Guarulhos.

Questionando alguns destes clientes, foi explicado ao site que ao chegar na loja, todos que estavam presentes ouviram a mesma coisa, “estamos sem o sistema para a emissão do TOP Transporte, só o TOP com a função crédito pode ser feito”. As pessoas como já estão lá e não querem perder mais tempo para retornar depois, aceitam isto. Os relatos acima foram notados na Loja Pernambucanas da Rua Dom Pedro II, 113, em Guarulhos, no dia 3 de fevereiro.

O problema é que não é apenas o cartão com o crédito, podendo favorecer um aumento no endividamento da população, mas é a anuidade de R$ 16,90 em 12 parcelas, cobrada de quem possui o cartão nesta função.

Diante disto, o site procurou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos que por sua vez, disse ter solicitado esclarecimentos sobre a prática de venda casada nas lojas Pernambucanas, já que a orientação é do usuário ter os dados confirmados e coletados para receber o TOP em sua casa.

Leia abaixo a nota na íntegra:

“A Secretaria dos Transportes Metropolitanos oficiou a Abasp para prestar esclarecimentos sobre o caso citado. Nas situações em que há indisponibilidade no sistema para emissão do Cartão TOP Transporte, a orientação é de que o atendente colete os dados do cliente para programar a entrega gratuita em domicílio em até três dias úteis. Caso o cliente não queira receber o cartão em casa, um novo agendamento deverá ser feito para retirada em uma das lojas credenciadas.  

Clientes que tenham, eventualmente, retirado o Cartão TOP com outras funções e queiram migrar para o TOP Transporte devem entrar em contato com a central de atendimento do TOP no 11.3888-2200 para solicitar o cancelamento.”

Já a Autopass empresa gerenciadora do Cartão TOP, reforçou a orientação informada pela Secretaria de Transportes, a qual não deveria ser obrigado o cliente a ter o cartão de transporte vinculado na função crédito ou débito.

“Responsável pela gestão de sistemas de bilhetagem eletrônica do transporte público na Capital e na Região Metropolitana de São Paulo, a Autopass esclarece que houve nos últimos dias indisponibilidade pontual no sistema de emissão do Cartão TOP Transporte em algumas unidades credenciadas. Como possuem funcionalidades distintas, o cartão na modalidade transporte e o cartão híbrido com função de débito e crédito são emitidos por sistemas separados e é possível que a emissão de um tipo de cartão esteja momentaneamente indisponível e a outra não. Quando isso ocorre, orientamos para que o atendente informe sobre a impossibilidade da impressão imediata do cartão e indique que o usuário aguarde em loja alguns instantes até o sistema se restabelecer ou retorne à loja, em outra ocasião, sem a necessidade de fazer um novo agendamento. Também estamos disponibilizando, a partir desta semana, a possibilidade do passageiro receber o cartão em domicílio sem custo no caso de indisponibilidade do serviço.

Clientes que tenham, eventualmente, retirado o Cartão TOP com a função adicional Débito ou Crédito, em caso de dúvidas, podem entrar em contato com a nossa central do atendimento no 11.3888-2200.

Lamentamos o ocorrido e reforçamos as orientações às equipes das lojas credenciadas para emissão do cartão TOP.”

E as Lojas Pernambucanas também se manifestaram a respeito do assunto. A nota está disponível abaixo na íntegra:

“A Pernambucanas informa que suas lojas credenciadas oferecem aos usuários de transporte público de São Paulo duas opções de Cartão TOP, ficando a cargo do usuário escolher se deseja o cartão TOP Transporte, sem os serviços financeiros atrelados, ou o cartão TOP híbrido, que agrega serviços financeiros da Pefisa (com liberação sujeita à análise prévia). A varejista reitera que a escolha entre os cartões é uma decisão exclusiva do solicitante. A empresa esclarece que quando o sistema de emissão apresenta alguma instabilidade, os colaboradores orientam os usuários a aguardarem em loja alguns instantes até o sistema restabelecer ou voltar à loja em outra ocasião, sem a necessidade de fazer um novo agendamento. A Pernambucanas informa ainda que reforçou as orientações com todas as lojas credenciadas.”

SOBRE O CARTÃO TOP

Anunciado em 2021, o cartão substituirá o Cartão BOM, utilizado no transporte metroferroviário e ônibus intermunicipais.

O TOP será aceito nos mesmos locais, entretanto possui a tecnologia de pagamento por aproximação, oferece aos clientes a opção de um cartão multiuso com função de crédito ou debito ou os dois, além de transporte.

O sistema TOP também conta com aplicativo para compra de bilhete online por QR Code, e substituiu o pagamento por bilhetes de tarja magnética (Edmonson), agora sendo utilizado o pagamento com papel que possui um QR Code impresso.

Entretanto, os terminais de auto-atendimento atualmente não possuem suporte para pagamento em dinheiro, prejudicando uma parcela dos passageiros do transporte público.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

14 comentários »

  1. Precisa haver mais pontos para a recarga do cartão Top, só é possível faze-lo na estação Belém do metrô. O estado precisa agilizar o processo com pagamento com dinheiro.

    Curtir

  2. Boa noite
    Emiti com muito custo um bilhete escolar para meu filho, porém o cartão só carrega passe comum.
    O site é horrível, o app só dá incompatibilidade, abri um chamado no fale conosco, porém o problema não foi resolvido.
    O atendimento não resolveu também e a ouvidoria não responde mais os email.
    Não sei mais onde peço ajuda.

    Curtir

  3. Cartão seria ótimo se funcionasse para aquelas pessoas que precisa só do transporte ou aquelas pessoas que precisam de crédito mas nem isso funciona nada para carregar o cartão é outra dificuldade não consigo carregar e vai cerrar o bom como é que eu fico nessa história meu nome é Geraldo Cruz queria uma uma resposta a respeito disso

    Curtir

  4. Mentira …. fui na loja hoje 01/04/2022 e informada na hora da retirada que a loja não tem impressora para emitir apenas função transporte e que se eu quisesse
    teria que retirar em outra loja ou retirar la na hora com função débito/crédito.
    Outra opção solicitar envio para casa mediante pagamento taxa e entrega em 6 dias úteis, prazo que não está sendo atendido.

    Curtir

  5. Quero cancelar essa vergonha desse cartão, pois foi aberto conta digital, liberado cartão de débito e crédito sem minha permissão! O governo, as lojas pernambucanas estão de parabéns! Não há canal disponível para cancelamento, nos telefones não há a opção de cancelamento! Eu só troquei essa porcária porque fui obrigada, sendo que a troca seria um cartão de transporte por outro cartão de transporte, e vocês fazem essa canalhice??? Foi feita a mesma coisa com meu pai idoso! Vocês são ridículos. Quero cancelar essa palhaçada e quero um NOVO cartão apenas de transporte!

    Curtir

  6. Gostaria de saber endereço das pernambucanas para retitrar meu cartão top transportes?e como agendar a retirada pois já fiz a solicitação do cartão pelo aplicativo ?Resido em Franco da Rocha!

    Curtir

  7. EU nao sei se isso ocorre em todas as.pernambucanas mas aconteceu comigo EU fuqi obrigado a aceitar a funcao credito pq a moça disse que era obrigatorio fazer ,somente da loja sem anuidade ou geral cobrando anuidade inclusive perdi Sao mais de 15 dia ate hoje nao consegui cancelar ainda ,um lixo.

    Curtir

  8. Preciso de ajuda !! Meu cartão vale transporte esta com credito porem nao esta lendo nos onibus. Aparece a seguinte msg: PROCURE UM POSTO DE ATENDIMENTO. O que eu faço ?

    Curtir

  9. Eu retirei o meu cartão em maio e no momento da retirada eu recebi o cartão com a função crédito e não tive opção de escolha. Recebi uma orientação para cancelar a função via WhatsApp, porém não existe opção de cancelamento. Vou tentar uma loja e ver o que consigo. Se alguém conseguiu e puder ajudar com orientações, agradeço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.