A partir de agora a operação já acontece com funcionários da ViaMobilidade.

Publicado: 28/12/2021

Foto: Diário dos Trilhos

Nesta segunda-feira, 27 de dezembro de 2021, foi o último dia de trabalho dos maquinistas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na condução dos trens que circulam nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Na terça (28) os colaboradores contratados pela ViaMobilidade assumem os postos de forma integral, assim como o que já acontece com o corpo de seguranças que atuam nos trens e estações das duas linhas.

Antes disto eles vinham não só conduzindo trens, mas treinando os profissionais recém chegados na importante tarefa.

Este ato simboliza mais um passo no processo de transferência das responsabilidades do Estado para a concessionária que tem previsão de assumir a gestão das linhas oficialmente em 25 de janeiro de 2022.

Sobre as linhas 8 e 9, atualmente está em andamento um processo de transição, com o corpo de seguranças já sendo da concessionária e agora maquinistas também, mas com bilheterias ainda contando com trabalhadores do Estado, estes que ainda também não tem previsão de deixar seus postos e ir reforçar equipes de outras linhas, uma vez que o fechamento das bilheterias físicas e troca por totens de autoatendimento está parado no momento, devido problemas no sistema do TOP.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

4 comentários »

  1. Boa tarde gostaria de saber se quando a nova cosencao que irá assumir as linhas 8e9 começar quando a remover casas e famílias que hoje estão vivendo dentro do terreno que pertence a CPTM, falo principalmente de amador bueno sentindo SAO ROQUE hoje está área está tomada por casas e barracos bem onde estão os trilhos da antiga linha férrea.

    Curtir

  2. Eu acho um tanto temerário oque estão fazendo nas linhas 8 e 9 da CPTM pois após concessão ao consórcio via mobilidade com a empresa CCR que em tão pouco tempo de treinamento já irão colocar novos “operadores de trens” como se operar um trem destes fossem algo assim tão simples, pois não é pois o operador além de ter que se familiarizar com todas as peculiaridades das sinalizações das vias e procedimentos operacionais que são inúmeros , tbm tem uma característica que estão deixando de lado no aprendizado , pois tradicionalmente um operador de trens de subúrbio antes de operar um trem conduzindo passageiros estes passam por um bom período atuando em locomotivas de manobras nós pátios de oficinas bem como tbm em operações de trens cargueiros e e de praxe tbm o setor de treinamento exigir índice de aproveitamento nos treinamentos e avaliações de treinamentos operacionais com 100% de aproveitamento … Agora surpreende com poucos meses se é que podemos chamar de meses já serão colocados nos lugares dos experientes operadores da CPTM . E com um detalhe salário lá embaixo segundo fontes tem operadores com salário de 1500 reais para trabalhar 4 horas diárias agora pergunto uma pessoa com uma carga horária de 4horas com um salário de auxiliar de padaria destes terá ou não terá um segundo emprego e podendo desta maneira trabalhar fadigado por dupla jornada de trabalho para conseguir uma receita digna pra sua família .. estão destruindo a ferrovia para os ferroviários e pra onde será que está indo partes deste salário que deveria ser para os que realmente fazem a ferrovia andar ??

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.