Valor representa 41% dos investimentos totais para concluir a nova linha. Publicado: 28/12/2021 O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou um empréstimo de R$ 7 bilhões para a construção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo que ligará a região central de São Paulo (Estação São Joaquim) até a Brasilândia na Zona Norte. A informação é […]
Valor representa 41% dos investimentos totais para concluir a nova linha.
Publicado: 28/12/2021
Foto: Diário dos Trilhos
O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou um empréstimo de R$ 7 bilhões para a construção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo que ligará a região central de São Paulo (Estação São Joaquim) até a Brasilândia na Zona Norte. A informação é do Jornal O Estado de São Paulo.
Fruto de uma PPP (Parceria Publico Privada) com o Governo do Estado de São Paulo, o aporte do Banco Nacional representa 41% do total necessário e previsto para concluir toda a obra.
Este empréstimo para a Concessionária Linha Universidade (Acciona) está entre um dos dez maiores investimentos/operação financeira da história do BNDES.
Segundo o diretor de Crédito de Infraestrutura do BNDES ao Estadão, destes sete bilhões de reais, dez instituições financeiras que não tiveram seus nomes mencionados, serão fiadores de metade do valor total, e o projeto em si, ou seja a linha de metrô é a garantida de receber o que está sendo investido.
Quando estiver em funcionamento pleno, a Linha 6-Laranja terá um total de 15 quilômetros de extensão, com 15 estações e integrando com a CPTM na Água Branca (linhas 7-Rubi e 8-Diamante) e com as linhas 1-Azul e 4-Amarela, prevendo transportar 630 mil pessoas por dia.
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.