Granja Julieta e Belém serão as primeiras bilheterias a ser fechadas de maneira definitiva. As demais estações vão perder os postos de venda de bilhete com atendimento por pessoas até o final deste ano.
Publicado: 15/10/2021

O Governo do Estado de São Paulo prorrogou o prazo que ele mesmo havia divulgado para fechar definitivamente as bilheterias das estações Belém e Granja Julieta, Linha 3-Vermelha e 9-Esmeralda respectivamente, mantendo elas em operação até o dia 22.
Os dois locais fazem parte do plano piloto que deve até o final de 2021, fechar as bilheterias de todas as estações do Metrô e da CPTM.
Até 21 de outubro, ambas as bilheterias seguirão funcionando nos horários de pico (06:00 às 10:00 e 16:00 às 20:00), como vem acontecendo desde o dia 08. Funcionários do “Posso Ajudar” vão prosseguir após o encerramento do atendimento destes postos, orientando e tirando dúvidas dos passageiros.
Na visão do governo de João Doria, serão economizados R$ 100 milhões todos os anos com as bilheterias fechadas, mas a gestão não cita o desemprego que causará, já que os trabalhadores do Metrô e CPTM, serão realocados para outros postos de trabalho, as os funcionários de empresas terceirizadas, serão despedidos.
“A digitalização dos meios de pagamento no transporte público de São Paulo tem mais um importante passo em sua consolidação. A expectativa é que todas as demais bilheterias tenham as atividades encerradas até o final de 2021. A redução de custos operacionais pode chegar a R$ 100 milhões anuais. Todos os funcionários das bilheterias serão direcionados para outras atribuições dentro das estações da CPTM e do Metrô”, explica o Governo do Estado em nota divulgada para a imprensa.
O cronograma total ainda não divulgado e que deverá ser publicado nos próximos dias, isto que foi informado no começo do mês e até o momento, não houve a divulgação deste processo completo que deve deixar todas as estações sem bilheterias, inclusive estações de grande fluxo como Luz, Brás, Sé, entre outras.
A troca do uso de bilhetes de papel edmonson e a digitalização do sistema fazem parte de um processo iniciado ainda em 2019.
Os passageiros vão contar com a disponibilidade de comprar o QR Code nas maquinas de auto-atendimento, pelo aplicativo TOP, Bilhete Único ou Cartão Bom, como alternativas para pagar a tarifa.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/