Passageiros deverão utilizar os totens de auto atendimento, aplicativo TOP, o Cartão BOM ou o Bilhete Único.

Publicado: 04/10/2021

Bilheteria da estação Tucuruvi em foto de antes da pandemia. Foto: Diário dos Trilhos

O Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, anunciou nesta segunda-feira, 04 de outubro de 2021, que fechará todas as bilheterias de estações da CPTM e do Metrô até o final de dezembro deste ano.

O processo de encerramento será iniciado na próxima semana com as estações Granja Julieta da Linha 9-Esmeralda e Belém da Linha 3-Vermelha.

Segundo o cronograma para essas duas estações, o fechamento das bilheterias será em três etapas com a ultima sendo completada em 15 de outubro, para de maneira gradual os usuários se “acostumarem” com a ausência do posto de venda do bilhete de embarque.

Veja abaixo:

●       Etapa 1 (04 a 07/10): comunicação prévia sobre o encerramento das atividades das bilheterias nas estações Belém na Linha 3-Vermelha do Metrô e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM ;
●      Etapa 2 (08 a 14/10): fechamento parcial da bilheteria com funcionamento nos horários de pico (06h às 10h e 16h às 20h);
●      Etapa 3 (a partir do 15/10): encerramento total das atividades na bilheteria.

Ana visão do governo de João Doria, serão economizados R$ 100 milhões todos os anos com as bilheterias fechadas, mas a gestão não cita o desemprego que causará, já que os trabalhadores do Metrô e CPTM, serão realocados para outros postos de trabalho, as os funcionários de empresas terceirizadas, serão despedidos.

“A digitalização dos meios de pagamento no transporte público de São Paulo tem mais um importante passo em sua consolidação. A expectativa é que todas as demais bilheterias tenham as atividades encerradas até o final de 2021. A redução de custos operacionais pode chegar a R$ 100 milhões anuais. Todos os funcionários das bilheterias serão direcionados para outras atribuições dentro das estações da CPTM e do Metrô”, explica o Governo do Estado em nota divulgada para a imprensa.

O cronograma total ainda não divulgado e que deverá ser publicado nos próximos dias, prevê que todas as estações fiquem sem bilheterias, inclusive estações de grande fluxo como Luz, Brás, Sé, entre outras.

A troca do uso de bilhetes de papel edmonson e a digitalização do sistema fazem parte de um processo iniciado ainda em 2019.

Os passageiros vão contar com a disponibilidade de comprar o QR Code nas maquinas de auto-atendimento, pelo aplicativo TOP, Bilhete Único ou Cartão Bom, como alternativas para pagar a tarifa.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.