Obras de construção das estações já estavam em andamento, mas restava iniciar um trecho junto a Marginal Pinheiros que não se tem as vigas guias dos trens. Publicado: 16/09/2021 O Metrô de São Paulo iniciou nesta quarta-feira, 15 de setembro de 2021, a retomada da construção das vias do monotrilho da Linha 17-Ouro no trecho da Marginal Pinheiros. O evento […]
Obras de construção das estações já estavam em andamento, mas restava iniciar um trecho junto a Marginal Pinheiros que não se tem as vigas guias dos trens.
Publicado: 16/09/2021
Foto: Divulgação Secretaria dos Transportes Metropolitanos
O Metrô de São Paulo iniciou nesta quarta-feira, 15 de setembro de 2021, a retomada da construção das vias do monotrilho da Linha 17-Ouro no trecho da Marginal Pinheiros.
O evento contou com a presença do vice-governador, Rodrigo Garcia e do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que acompanharam o lançamento da primeira viga do trajeto.
Para essa operação foi usado um equipamento específico instalado próximo à estação Morumbi, chamado de “treliça lançadeira”, que vai fazer o lançamento de 129 vigas na região da Marginal Pinheiros até o começo de 2022, de um total de 137 vigas que restam para concluir o trajeto por onde os trens da linha vão passar.
“É uma ação de engenharia complexa que marca um ponto importante da retomada das obras da Linha 17-Ouro. Assumimos esse compromisso, voltamos também com as obras das estações e conseguimos uma nova fabricante para os trens que vão ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos”, reforça Alexandre Baldy, Secretário dos Transportes Metropolitanos, em nota divulgada para a imprensa.
Foto: Divulgação Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Cada uma das vigas mede 30 metros de comprimento e pesam 90 toneladas cada e fazem parte de mais um investimento para a conclusão das obras, sendo que até o fim do próximo ano são estimados um aporte de R$ 47,5 bilhões nas obras.
Com previsão de ser entregue no final de 2022, ou seja durante ou pouco antes da Copa do Mundo do Qatar, a linha contará com 7,7 km de extensão, oito estações e integrações com as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, além de atender o Aeroporto de Congonhas na Zona Sul da capital paulista.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.
É disso que São Paulo PRECISA!
CurtirCurtir