Governo do Estado e Prefeitura SP criaram um período de transição, tempo este para os idosos entre 60 a 64 anos possam solicitar um novo cartão.

Publicado: 01/01/2021

O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da capital alteraram nessa quinta-feira, 31 de dezembro de 2020, a medida que trata do cancelamento da gratuidade dos cartões para idosos com idades entre 60 e 64 anos, garantindo para estes mais um mês de uso do benefício.

Segundo nota divulgada para a imprensa pelas gestões de João Doria e Bruno Covas, o mês de janeiro será um período de “transição”, onde o Bilhete Único ou Cartão BOM deste público continuará valendo por todo o mês de janeiro, sendo automaticamente cancelados em 1° de fevereiro de 2021.

Veja a nota conjunta Governo do Estado de SP e Prefeitura:

“Este período de transição foi estabelecido para levar ao conhecimento e adaptação dos cidadãos. Passageiros com menos de 65 anos que já possuem um cartão do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa deverão providenciar a substituição do seu cartão por um modelo do tipo comum durante o mês de janeiro, pois os cartões com a gratuidade serão cancelados em 1º de fevereiro para quem não completar a idade mínima necessária”, explica a nota.

ENTENDA O CASO

A gratuidade para idosos entre 60 a 64 nos trens da CPTM, Metrô, ônibus municipais da capital paulista e ônibus Intermunicipais da EMTU, foi cancelada como medida de adequação ao Estatuto do Idoso que prevê a concessão do direito apenas para quem possui a partir de 65 anos.

Na época em outra nota conjunta, as duas gestões alegaram também a ampliação do tempo de aposentadoria e a Reforma Previdenciária.

“[A medida] acompanha a revisão gradual das políticas voltadas a esta população, a exemplo da ampliação da aposentadoria compulsória no serviço público, que passou de 70 para 75 anos, a instituição no Estatuto do Idoso de uma categoria especial de idosos, acima de 80 anos, e a recente Reforma Previdenciária que além de ampliar o tempo de contribuição fixou idade mínima de 65 anos para aposentadoria para homens e 62 anos para mulheres.”

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2020/12/23/governo-de-sp-e-capital-suspendem-gratuidade-no-onibus-cptm-e-metro-para-idosos-entre-60-e-65-anos/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.