De forma gradual, os bilhetes magnéticos deixarão de ser fabricados e usados no sistema. Publicado: 12/12/2020 O Governador de São Paulo, João Doria, lançou na última sexta-feira, 11 de dezembro o aplicativo para celulares “TOP”, que permite o pagamento da passagem de Metrô ou trens da CPTM por meio digital, com QR Code. Junto a isto, foi iniciado a ampliação […]
De forma gradual, os bilhetes magnéticos deixarão de ser fabricados e usados no sistema.
Publicado: 12/12/2020
Dispositivo nos bloqueios da estação Luz, já aceitam a nova tecnologia. Foto: Diário dos Trilhos
O Governador de São Paulo, João Doria, lançou na última sexta-feira, 11 de dezembro o aplicativo para celulares “TOP”, que permite o pagamento da passagem de Metrô ou trens da CPTM por meio digital, com QR Code. Junto a isto, foi iniciado a ampliação do uso de bilhetes de papel também em QR Code no sistema.
O objetivo de adotar este sistema que já estava em testes pouco mais de um ano, é substituir de forma gradual e a médio prazo, o uso dos bilhetes com tarja magnética chamados “Edmonson”, por um papel comum que ao ter seu código escaneado na catraca, libera a passagem, com um custo de produção inferior ao dos bilhetes atuais. “Essa é a modernidade. Um sistema digital é um sistema mais rápido, mais eficiente, de menor custo e que também impede a fraude. Coloca o Estado de São Paulo dentro do patamar das principais regiões do mundo, sobretudo na Ásia, onde o sistema já é utilizado para facilitar o ingresso às estações de transporte”, afirmou Doria, durante coletiva de lançamento na estação da Luz.
Tanto para pagamento pelo aplicativo ou comprando o bilhete QR Code em terminais de autoatendimento ou bilheterias, o valor se mantém de R$ 4,40, preço atual da passagem.
O aplicativo VoiD que é usado até então será descontinuado, segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e para usar o App TOP, o usuário deve fazer o download para IOS ou Android, cadastrar seus dados e um meio de pagamento, seja cartão de débito ou crédito. Após isto, o celular pode ser usado como forma de pagamento através do TOP.
Este novo aplicativo de acordo com o Governo do Estado, terá suporte 24 horas via WhatsApp pelo telefone (11) 3888-2200.
É importante ressaltar que o uso do Bilhete Único não será alterado pela chegada deste novo sistema, sendo apenas mais uma forma de pagamento além das já existentes.
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.