De forma gradual, os bilhetes magnéticos deixarão de ser fabricados e usados no sistema.

Publicado: 12/12/2020

Dispositivo nos bloqueios da estação Luz, já aceitam a nova tecnologia. Foto: Diário dos Trilhos

O Governador de São Paulo, João Doria, lançou na última sexta-feira, 11 de dezembro o aplicativo para celulares “TOP”, que permite o pagamento da passagem de Metrô ou trens da CPTM por meio digital, com QR Code. Junto a isto, foi iniciado a ampliação do uso de bilhetes de papel também em QR Code no sistema.

O objetivo de adotar este sistema que já estava em testes pouco mais de um ano, é substituir de forma gradual e a médio prazo, o uso dos bilhetes com tarja magnética chamados “Edmonson”, por um papel comum que ao ter seu código escaneado na catraca, libera a passagem, com um custo de produção inferior ao dos bilhetes atuais.

“Essa é a modernidade. Um sistema digital é um sistema mais rápido, mais eficiente, de menor custo e que também impede a fraude. Coloca o Estado de São Paulo dentro do patamar das principais regiões do mundo, sobretudo na Ásia, onde o sistema já é utilizado para facilitar o ingresso às estações de transporte”,
afirmou Doria, durante coletiva de lançamento na estação da Luz.

Tanto para pagamento pelo aplicativo ou comprando o bilhete QR Code em terminais de autoatendimento ou bilheterias, o valor se mantém de R$ 4,40, preço atual da passagem.

O aplicativo VoiD que é usado até então será descontinuado, segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e para usar o App TOP, o usuário deve fazer o download para IOS ou Android, cadastrar seus dados e um meio de pagamento, seja cartão de débito ou crédito. Após isto, o celular pode ser usado como forma de pagamento através do TOP.

Este novo aplicativo de acordo com o Governo do Estado, terá suporte 24 horas via WhatsApp pelo telefone (11) 3888-2200.

Link onde é possível baixar o aplicativo.
(https://www.boradetop.com.br/?utm_source=twitter&utm_medium=bio)

É importante ressaltar que o uso do Bilhete Único não será alterado pela chegada deste novo sistema, sendo apenas mais uma forma de pagamento além das já existentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.