O trem “resiste” a terremotos, podendo operar por baterias em caso de falta de energia elétrica causada por desastres naturais.

Publicado:15/07/2020

O Japão anunciou seu novo trem de alta velocidade (trem bala, como conhecido no Brasil), projeto voltado para atender o público durante as Olimpíadas de 2020 que foram adiadas para o próximo ano.

O Modelo N700S Shinkansen (o “S” significa Supreme) teve sua produção escondida do público durante anos para ter nas olimpíadas sua estréia.

Este novo trem é o mais rápido do Japão e já alcançou a marca de 360 km/h em testes , contando também com baterias de lítio, permitindo que em caso de terremotos ou tempestades por exemplo, que venham afetar o sistema de energia destes trens, as baterias vão o manter operando por um tempo, até chegar em um local seguro ou estação de trem.

Os passageiros também tem grande conforto, pois tem assentos reclináveis, tomadas elétricas para todos, iluminação nos compartimentos de bagagem e um indicador que lembra o passageiro de retirar suas malas ao chegar no seu destino.

Os N700S também contam com sistema de frenagem automática de ultima geração, com resposta mais rápida ao comando para parar o trem e um nariz remodelado, que por usa vez melhora a aerodinâmica e reduz o som produzido em sua passagem nas grandes cidades. Alem disto, este trem bala é mais tecnológico, podendo servir de modelo para sistemas parecidos ao redor do mundo.

Fonte: Veja e UOL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.