A SPTrans confirma a redução na frota, mas criticou a informação da entidade sindical dizendo ser um número menor que o informado.

Publicado: 24/06/2020

Foto: Diário dos Trilhos

A partir de quinta-feira, 25 de junho, a Prefeitura da cidade de São Paulo deve retirar de circulação 25% da quantidade total de coletivos em operação no município, segundo informações do SindMotoristas, que representa os trabalhadores do setor de transporte coletivo em São Paulo.

De acordo com a entidade, informações extra oficiais tem circulado onde os motoristas teriam nova escala de trabalho a partir do dia 24, e após consulta nas empresas que atuam na cidade, “os números são alarmantes e podem tornar a situação ainda mais catastrófica.”

O Presidente do SindMotoristas, Valdevan Noventa disse em nota divulgada para a imprensa, que é inadmissível a diminuição dos veículos, indo contrário ao próprio compromisso da gestão de Bruno Covas em aumentar a quantidade de ônibus nas ruas.

“Isso é inadmissível. Na semana passada, o secretário Edson Caram foi exonerado por não encontrar uma solução para a superlotação dos veículos e como pode redzir, ainda mais, a frota de ônibus? O compromisso firmado publicamente não foi aumentar a frota?”, disse Noventa.

A SPTrans que é o órgão municipal regulador do transporte coletivo por ônibus, contesta essa versão, explicando que sim, haverá uma diminuição na frota, mas de somente 9%, para priorizar o atendimento em bairros mais afastados com maior concentração de casos do coronavírus e doenças no respiratórias, mas independente da alteração, 10.791 veículos vão as ruas na quinta-feira.

O órgão da Prefeitura classificou como irresponsável a informação do Sindicato dos Motoristas (Sindmotoristas), que só contribui para desinformar a população. E que estudos diários saí feitos junto com análises para observar a demanda de passageiros para evitar casos de superlotação.

Mas a decisão tomada para o dia 24, busca atender a demanda acima da média em linhas mais afastadas do centro da cidade, e que todas as linhas atuais em funcionamento serão mantidas.

Veja a nota da SPTrans na íntegra.

“A Prefeitura, por meio da SPTrans, informa que a frota de ônibus da cidade será readequada em menos de 9% nesta quinta-feira, 25 de junho, e vai priorizar o atendimento em bairros mais afastados do centro, onde está maior concentração de casos Covid 19 e síndromes respiratórias. A readequação corresponde a 8,39% dos veículos que circulam atualmente. Com a mudança, 10.791 coletivos seguirão operando em São Paulo, ou 84% da frota total antes da quarentena. É totalmente improcedente, portanto, a informação de que 25% da frota será reduzida nesta quinta-feira, conforme divulgado de forma irresponsável pelo Sindicato dos Motoristas (Sindmotoristas), o que só contribui para desinformar a população.

Antes da pandemia, 3,3 milhões de passageiros eram transportados nos ônibus municipais diariamente. Esse número caiu para 1,3 milhão de pessoas por dia e vem se mantendo estável nas últimas semanas. Desde o início da quarentena, a SPTrans manteve a frota de veículos bem acima da demanda, monitora constantemente as linhas e esses dados podem ser conferidos em Boletim divulgado diariamente com total transparência.

A medida será adotada em linhas que estão com oferta superior à demanda existente.

A decisão foi tomada levando-se em conta os índices de lotação de veículos, a estabilidade da demanda de passageiros, que não acompanhou o crescimento da frota, e a sustentabilidade do sistema municipal de transportes.

Para se ter um exemplo, enquanto a frota de ônibus teve um acréscimo de 40% no mês de junho, com a inclusão de 3.385 veículos, chegando a 92% do cenário pré-quarentena, a demanda de passageiros se manteve sempre próxima a 40%.

Todas as linhas circulando atualmente serão mantidas. Nas linhas do subsistema local de distribuição, que opera nos bairros, não haverá readequação.

A SPTrans seguirá monitorando a demanda de passageiros e a oferta, para realizar os ajustes operacionais quando constatada a necessidade.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.