Publicado: 10/05/2020

As novas regras de restrição a veículos começa a valer nesta segunda-feira, 11. Saiba quem pode pedir isenção, como fazer e como funciona este rodízio.

Rodovia Presidente Dutra na chegada a São Paulo. Foto: Diário dos Trilhos

Nesta segunda-feira, 11 de maio, entra em vigor um rodízio mais rigoroso na cidade como uma das medidas de combate ao novo coronavírus. Saiba abaixo detalhes deste rodízio e como pedir isenção, quem pode pedir e quais carros podem circular em quais dias.

O novo rodízio de veículos determina que em dias pares do calendário, apenas veículos com placa par podem circular, e em dias impares, apenas veículos com placas impares. Veja abaixo.

* Placa final em número par (0, 2, 4, 6, 8), circulam em dias pares do calendário, exemplo: 12/5, 14, 16, 18 e assim por diante;
* Placa final em número ímpar (1, 3, 5, 7, 9), circulam em dias ímpares do calendário, exemplo: 11/5, 13, 15, 17 e assim por diante.

A medida valerá até 31 de maio, data que termina a prorrogação da quarentena.

Quem pode pedir isenção?

Pessoas que trabalham no setor da saúde ou rede hospitalar:

– enfermagem, técnicos ou  ou tecnólogos da saúde, médicos veterinários, fisioteraupetas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, patologistas, dentistas, pesquisadores da área da saúde, agentes que executam serviços administrativos, guarda, segurança, vigilância, manutenção e limpeza de estabelecimentos hospitalares, de assistência médica e laboratoriais.

– quem exerce atividade de segurança pública e fiscalização administrativa, tais como policial militar, policial civil, policial federal, agentes do sistema penitenciário, agentes da polícia técnico-científica, guarda civil metropolitano e agentes fiscais das fazendas federais, estaduais e municipais.

– profissionais da imprensa: jornal, rádio, tv.

– profissionais autônomos das categorias acima mencionadas.

– pessoas que já possuem a restrição devido alguma deficiência e já são beneficiados pela isenção do rodízio, este não precisam refazer o cadastro.

Motociclistas, táxis e carros de serviços essenciais como água, luz e gás, também já estão isentos. Carros de corrida por aplicativo (Uber, 99, Cabify, entre outros) só podem circular no dia permitido de sua placa.

Como pedir a isenção?

Os pedidos podem ser realizados pelo e-mail isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br ou pelo site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3682 se cadastrando e preenchendo o formulário.

Quem realizar o cadastro até o décimo dia de rodízio, terá as multas aplicadas a partir de amanhã anuladas, mas se o cadastro for feito a partir do 11º dia, não haverá cancelamento de multas aplicadas.

Documentos para entregar ao fazer o pedido:

– Planilha modelo a ser preenchida (donwload disponível no link acima). O preenchimento é obrigatório. Informações necessárias:

– Tipo de solicitante;
– CNPJ/CPF;
– Nome dos profissionais;
– CPF dos profissionais;
– Placa dos veículos.

O rodízio vale em todas as vias da cidade e também para veículos com placa de outro municipio que estejam circulando na capital. Por exemplo se o seu veículo é de placa de Guarulhos e circular na capital no dia em que sua placa não tem permissão, será multado.

O valor da multa é de R$ 130,16 e mais quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quem já é isento não precisa refazer o cadastro. Outras duvidas podem ser sanadas pelo atendimento no telefone 156.

A Prefeitura tem como objetivo nestas novas restrições, aumentar o índice de isolamento na cidade, com foco em 55 a 60% de isolamento na cidade, o que pode evitar o lockdown e até o término deste rodízio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.