Nesta semana saiu a convocação para a primeira audiência publica para definir o modo e demais detalhes da concessão das duas linhas.

Foto: Diário dos Trilhos

Ao que parece a privatização da Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda realmente vai sair do papel. O Governo do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial do dia 11/02/2020, que realizará no próximo dia 27/2 uma audiência publica que tem como objetivo oficializar o começo do processo de licitação para conceder as duas linhas a iniciativa privada.

Segundo estimativa do governo e da CPTM a expectativa é até o final de junho deste ano, publicar o edital com todas as regras e detalhes para iniciar a escolha da empresa que ficará responsável por administrar a operação das linhas e explorar comercialmente os espaço e dependências.

A Linha 8-Diamante conta com trens novos da Série 8000 e liga o centro de São Paulo até a cidade de Itapevi (Julio Prestes – Amador Bueno). Já a Linha 9-Esmeralda tem trens um pouco “mais antigos” de a partir de 2010 e liga Osasco até a Zona Sul de São Paulo (Osasco – Grajaú) e está com uma expansão em construção com mais duas estações sendo Mendes-Vila Natal e Varginha.

Além das duas linhas acima mencionadas, o Governo também tem como meta privatizar a Linha 7-Rubi que liga a Luz até Jundiaí, com começo do processo de concessão até 2021 e junto a isto, iniciar a construção do TIC (Trem Intercidades).

1 comentário »

  1. Não vejo a hora minutos para isso acontecer para ficar mais fácil e ágil para eu ver minha filha e neto e genro na cidade de Franco da Rocha vem logo trem para cidade de Campinas

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.