Passagem foi retirada em 2018 com a promessa de restauro, mas segue em meio ao mato, sem ação da CPTM para resolver a questão.

A Passarela histórica da estação de Rio Grande da Serra segue sem previsão para ser restaurada. No ano passado denunciamos o descaso por parte da CPTM que havia feito a promessa de zelar e cuidar por este patrimônio da história do país, mas seguindo a regra, a história do país vai se perdendo e sendo apagada pelo descaso de governantes e empresas.
Durante uma entrevista na Rádio ABC nesta segunda-feira (03) do Presidente da CPTM, Pedro Moro, nós do Diário enviamos uma pergunta ao vivo, sobre a passarela e a resposta surpreendeu de forma negativa, uma vez que após dois anos, nada foi feito.
“Estamos verificando as condições da passarela para saber se o restauro consegue deixá-la em condições de ser usada novamente. Tem uma equipe nossa da área de manutenção da CPTM que está desde o mês passado fazendo uma checagem para saber se é possível fazer o restauro da passarela e voltar a utilizar. Se for possível vamos colocar e se não for, vamos fazer outra alternativa”, disse Pedro Moro (frase retirada de texto do site Diário do Transporte, que entrevistou o gestor da companhia)
Moro também mencionou que obras de acessibilidade foram realizadas na estação, com rampas para cadeirantes e outras ações como instalação de piso tátil.
A estação de Rio Grande da Serra é centenária e a passarela era um meio que permitia a travessia segura, sem a necessidade de passar pelos trilhos em meio a carros, ônibus e trens como é feita atualmente. A restauração não é apenas uma questão de preservar, mas sim respeitar e cuidar de parte de algo que leva a história de uma cidade e população, mas que a CPTM vem deixando de lado, não por questões de valor, mas falta de comprometimento.
[…] estado de conservação. Porém, nesta ocasião, foi deixada do lado dos trilhos.Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2020/02/04/passarela-centenaria-segue-largada-pela-cptm/Depois de quatro anos sofrendo com ferrugem, chuva, sol e outros efeitos do clima, foi levada do […]