Em 2018 a companhia retirou a passarela metálica da estação de Rio Grande da Serra, alegando enviar para um processo de restauração.

Por Willian Moreira

Estrutura de metal centenária esta largada em meio ao mato sem qualquer proteção. Foto: Diário dos Trilhos

Uma passarela de estrutura metálica da estação de Rio Grande da Serra Linha 10-Turquesa foi retirada no ano passado, após ter sido interditada para uso por não oferecer segurança na sua travessia. A promessa da CPTM era de restaurar toda a passarela e depois a colocar novamente no lugar. Toda a estação é tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) e assim, qualquer intervenção deve ser estudada e previamente autorizada para não alterar as características originais.

Após uma denuncia de um seguir, o Diário foi ao local apurar a informação recebida que se confirmou. A passarela que foi removida em 21 de Abril de 2018, não só não foi restaurada como está largada ao lado da via férrea no meio do mato se deteriorando com a ação do tempo. Não fosse suficiente, quem precisa atravessar os trilhos tem que usar o mesmo espaço da rua, dividindo passagem com carros, ônibus e motos. Também registramos várias pessoas atravessando a via mesmo com o sinal sonoro e cancela abaixada alertando que o trem se aproximava. É comum os trens chegarem buzinando forte para alertar as pessoas. Em nenhum momento algum agente de transito da cidade ou seguranças da CPTM orientavam a travessia.

A base da passarela ainda está no local e placa que indica o uso da passarela também, mas o principal não esta lá. Foto: Diário dos Trilhos

A estação de Rio Grande da Serra e seu prédio atual tem data do começo do século XX, portanto, cem anos ou mais e o prédio até é bem  conservado , mas o descaso da companhia em relação a passarela e a memória e história da ferrovia e do município ficou evidente.

Procurado pelo Diário, a CPTM não se manifestou sobre a situação da passarela.

1 comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.