Após percorrerem avenidas da cidade até a Paulista, parte dos manifestantes entraram no Metrô e após tensão, entraram em confronto com a PM. Uma estação foi alvo de vandalismo.

Foto: Reprodução Instagram

O primeiro ato/protesto contra o aumento das passagens do transporte público que ocorreram no dia 1° de janeiro, terminou com um confronto de parte dos manifestantes com a Polícia Militar dentro da estação Trianon-MASP da Linha 2-Verde do Metrô.

A manifestação começou as cinco da tarde na região central em frente da Prefeitura e logo após às 18h seguiu passando pela Praça da República, Av. Nove de Julho e outras ruas até chegar na Av. Paulista.

O grupo enquanto percorria a cidade soltava gritos como: “A cidade vai parar se o povo se unir”, “trabalhador, presta a atenção, a nossa luta é contra o aumento do busão”, “não acabou, vai acabar, eu quero o fim da Polícia Militar”, além de cartazes contra o novo valor de R$ 4,40. Ao chegar na Paulista parte do grupo desceu para a estação Trianon-MASP para se abrigar da chuva e a PM fez uma linha de isolamento para impedir que pulassem as catracas e foi quando a tensão aumentou.

Manifestantes passam pela Praça da República. Foto: Diário da CPTM

Mediadores da PM pediam a saída dos manifestantes da estação, o que não foi atendido. Algumas pessoas jogaram tinta contra os policiais, iniciando a confusão. Bombas de gás lacrimogêneo e gás pimenta foram usados pela PM e os manifestantes que lá estavam, picharam e depredaram partes da estação.

Por causa disto, por um tempo os trens da Linha 2-Verde não paravam na estação e após às 22h até o encerramento da operação comercial, apenas um acesso da estação, o mais próximo ao MASP ficou aberto.

Algumas pessoas foram detidas e levadas ao 78°DP onde foi registrado o Boletim de Ocorrência. Veja imagens da manifestação e da estação Trianon-MASP após a ação:

Um novo protesto já está marcado, o Segundo Ato de Aumento Contra a Tarifa está marcado para amanhã dia 09/1 às 17h na Praça da Sé, centro de São Paulo.

1 comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.