Entre as mudanças estão à menor quantidade de aulas a noite, não obrigatoriedade do simulador e menos aulas práticas.

Quem pretende “tirar” a CNH, terá menos tempo no curso de formação. Foto: Diário dos Trilhos

A partir desta segunda-feira (16) passou a valer a novas regras do Detran para quem deseja obter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A resolução nº 778 do Conselho Nacional de Trânsito (ConTran), mudou algumas regras que eram aplicadas até então. Dentre as mudanças, o simulador de direção nas auto escolas deixou de ser algo obrigatório ao “novo motorista” de ser feita, assim como houve a redução das aulas noturnas, consideradas por especialistas, importante para o condutor em formação, ter conhecimento de situações de trânsito, diferentes das mais encontradas enquanto aprendizado prático durante o dia.

Abaixo listamos as mudanças:

Aulas Noturnas – antes era necessário cinco aulas durante o curso prático de formação, agora passa a ser apenas uma aula obrigatória;

Carga Horária – para quem pretende obter a CNH categoria B (para automóveis) precisava de 25 horas de aula, e agora passa a ter que fazer 20 horas de aulas;

Simulador de Direção – o simulador de direção é um “aparelho” instalado nas auto escolas que simula um veículo em situações variadas no transito em trechos urbanos e rodovias. Antes era algo obrigatório e agora é facultativo, ou seja, para habilitação de carros, fica a critério do condutor querer ou não fazer as aulas.

Motos de menor cilindrada, tem novas regras para direção. Foto: Detran SP

Para motos também houve mudanças, onde quem pretende obter ou adicionar a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), um documento que era obrigatório desde 2016 para conduzir as chamadas “motos cinquentinhas”, passa a partir deste dia 16 a ser exigidas cinco horas/aula e o candidato, voluntariamente, pode utilizar veículo próprio com, no máximo, cinco anos de uso – excluído o de fabricação.

Durante um ano, até outubro de 2020, os interessados na ACC estão dispensados das aulas. É possível fazer apenas os exames teórico e prático. No entanto, se for reprovado, terá de frequentar as aulas.

As regras para a ACC entrarão em vigor no Estado de São Paulo em 30 de setembro devido à necessidade de adequações no sistema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.