A informação obtida com exclusividade trata de um estudo que a companhia esta realizando para fechar as bilheterias de estações de menor movimento. CPTM negou que isto possa ocorrer.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) pretende a partir do mês de outubro fechar os finais de semana e feriados, bilheterias de um dos acessos em estações que possuem movimento baixo de passageiros nos finais de semana. Exemplos seriam as estações Botujuru e Vila Clarice na Linha 7-Rubi e Capuava e Guapituba na Linha 10-Turquesa, que tem disponíveis duas bilheterias, sendo uma em cada plataforma para compra do passe de embarque, mas que em fora dos dias úteis (segunda a sexta) tem uma demanda muito baixa.
Segundo informações, a ideia é que aos sábados, domingos e feriados um dos postos de venda de passe fique fechado e somente uma das plataformas/acesso tenha o serviço funcionando normalmente. O estudo também verifica se fazer o mesmo procedimento após às 22h em dias de semana seria viável.
A possibilidade do fechamento das bilheterias evidencia uma falta de funcionários na companhia, algo que é denunciado inclusive pelos sindicatos há certo tempo. Rotinas de serviços múltiplos e sobrecarga emocional e de tarefas tem sido constatadas, apesar de negado pela companhia.
Procurada pelo Diário, a CPTM negou que exista um estudo para fechamentos das bilheterias e que a operação deste serviço segue mantida normalmente.