Projeto da Deputada Estadual Leci Brandão (PC do B), visa que a CPTM construa e disponibilize bicicletários em todas as estações da companhia para atender passageiros e funcionários. Um projeto de lei que está tramitando na Assembléia Legislativa, busca obrigar a CPTM a construir bicicletários em estações que ainda não possuem um local adequado para armazenamento de bicicletas. Dessa forma, […]
Projeto da Deputada Estadual Leci Brandão (PC do B), visa que a CPTM construa e disponibilize bicicletários em todas as estações da companhia para atender passageiros e funcionários.
Bicletário de Suzano/SP. Data: 10/05/2017. Foto: Alexandre Carvalho/A2img
Um projeto de lei que está tramitando na Assembléia Legislativa, busca obrigar a CPTM a construir bicicletários em estações que ainda não possuem um local adequado para armazenamento de bicicletas. Dessa forma, todas as 94 estações da companhia teriam que ter um bicicletário para atender os passageiros que utilizam os trens e também os funcionários.
Na justificativa do projeto de lei Nº 957/2019, a Deputada Estadual Leci Brandão (PC do B) autora do projeto que foi ideia de um eleitor, cita como justificativa o aumento da população nos centros urbanos com uma realidade atual e assim sendo necessária, políticas publicas voltada para a mobilidade que incentivem o uso das bicicletas.
Procurada sobre o assunto, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que até o momento não foi notificada sobre o projeto de lei e que apesar de apoiar a iniciativa, não dispõe no momento de orçamento previsto para estes investimentos. Confira abaixo a nota na íntegra:
“Até o momento a CPTM não foi notificada sobre este projeto de lei. A Companhia não tem orçamento previsto para este investimento, apesar de apoiar integralmente a iniciativa. Para cumprir essa lei, será essencial que ao votar a Lei Orçamentaria Anual, a deputada também inclua o orçamento necessário e suficiente para que a CPTM cumpra este importante investimento.”
Sobre os Bicicletários
Na CPTM todas as linhas da companhia atualmente, possuem estações com bicicletários que funcionam nos mesmos horários de funcionamento das estações. Para guardar a bike, o usuário deve fazer um cadastro levando o R.G, levar uma corrente e um cadeado próprio e não há custos para utilizar os locais, dependendo somente da disponibilidade de vagas no momento.
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.