O edital é destinado a um sistema para diminuir o intervalo entre os trens. Por Willian Moreira A CPTM publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOESP) desta quinta (18) a abertura de um edital de licitação para a prestação de um serviço de engenharia na Linha 12-Safira no trecho entre as estações Tatuapé e Calmon Viana. O […]
O edital é destinado a um sistema para diminuir o intervalo entre os trens.
Por Willian Moreira
Imagem das vias da Linha 12, perto de Itaquaquecetuba. Foto: Diário da CPTM
A CPTM publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOESP) desta quinta (18) a abertura de um edital de licitação para a prestação de um serviço de engenharia na Linha 12-Safira no trecho entre as estações Tatuapé e Calmon Viana. O edital receberá propostas para o fornecimento e implantação de novos equipamentos responsáveis pela detecção dos trens com tecnologia AF (áudio frequência) e sinais automáticos. Este sistema permite as composições de operar em uma distancia menor entre uma e outra.
A sessão pública ocorre dia 24/09/2019 ás 10 horas da manhã, quando se encerra o prazo para receber as propostas do serviço no qual a menor oferta em valor e custo benefício será a vencedora. Com os serviços executados em um prazo de 18 meses, a expectativa da companhia é do intervalo entre os trens ser menor, com média de 3 minutos entre um e outro.
Reprodução Diário Oficial do Estado de São Paulo – 18/07/2019
A Linha 12-Safira tem recebido queixas diárias quanto à
demora dos trens, principalmente após o uso compartilhado do Serviço Connect da
Linha 13-Jade nos horários de pico, o que NE negado pela CPTM não considerando
que o serviço tenha causado interferências no intervalo dos trens da Linha 12,
mas constantes reclamações de quem faz uso da linha que liga o Brás até Calmon
Viana, podem ter sido o indicativo que melhorias são necessárias. Os trens da
Série 2000 também recebem reclamações dos passageiros e até o presente momento,
não existe um projeto para troca de trens ou substituição por trens novos nesta
linha.
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.