O anuncio foi realizado nesta sexta (28) em São Paulo, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional que prevê o investimento de um bilhão de reais por ano, no sistema de trilhos dos principais centros urbanos. Foto: Anderson Dantas

Por Willian Moreira
Com informações da TV Brasil

Buscando a melhoria nos trens das principais regiões metropolitanas do país, o Governo Federal anunciou o Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros sobre Trilhos (RETREM) que deve financiar a compra e reforma de trens, além de melhorias em equipamentos para a operação, como trilhos, sinalização e energia. O crédito anual vai atender o setor publico e o privado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a estimativa é de um impacto positivo e imediato na industria brasileira do setor e na geração de empregos, já que uma das exigências do programa é que as empresas contratadas sejam nacionais. Com essa medida, a intenção também é de promover o desenvolvimento da industria nacional para competir de forma mais igualitária com empresas estrangeiras, em especial as asiáticas como a CRRC da China e a Rotem Hyundai da Coréia do Sul.

Grandes centros urbanos podem ser beneficiados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, entre outras localidades, podendo assim melhorar a qualidade do serviço prestado, atualmente seja em qualquer região do país, mal avaliado com a super lotação, pontualidade e qualidade dos trens como principais queixas.

Segundo Gustavo Canuto, Ministro do Desenvolvimento Regional, com o financiamento será possível melhorar a frota existe ou realizar compra de novas frotas, atingindo a população e em especial aos que moram mais distantes dos grandes centros, para que façam o translado de maneira mais rápida e confortável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.