CPTM recebe da ViaMobilidade último trem emprestado em 2022

Composição deve em breve ser colocada para atendimento aos passageiros.

Publicado: 05/08/2025 às 11h03

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebeu na semana passada o último trem da Série 8500 que estava ainda em posse da concessionária ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

A composição de prefixo H556 foi entregue para a estatal em 31 de julho, finalizando portanto, o processo de empréstimo total de 36 trens.

O contrato de concessão das linhas 8 e 9 previa a cessão temporária de 19 da série 7000, os 8 da série 7500 e 7 da série 8500, totalizando 34 unidades. No entanto, mais dois trens da série 8500 foram adicionados durante um pacote de socorro realizado pelo Governo do Estado para reduzir as falhas.

O cronograma de devolução foi completado com atraso significativo, o que pode resultar em novas sanções ou multas à concessionária.

Em nota sobre o assunto, a CPTM informou que a composição retornou à posse da estatal com todos equipamentos em ordem, algo verificado por auditoria independente.

Nesta quinta-feira (31/07), a ViaMobilidade devolveu o último trem da Série 8500 para a CPTM. Além disso, o veículo passou por inspeção de recebimento validado por auditor independente.”

Acesse nosso canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
TikTok – https://www.tiktok.com/@diariodostrilhos
YouTube – //https://www.youtube.com/@DiariodosTrilhos

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading