ViaMobilidade recebe seu quinto novo trem da Alstom

Composição foi entregue para a concessionária no Pátio de Presidente Altino e passará por testes antes de iniciar a operação.

Publicado: 10/10/2023

A ViaMobilidade recebeu seu quinto novo trem para atendimento aos passageiros das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens em São Paulo.

A composição faz parte de um lote total de 36 novos trens com oito carros cada um, fabricados pela empresa Alstom.

Com essa entrega, a ViaMobilidade passa a contar com cinco trens novos, sendo que três deles estão já em operação e outros em testes.

O primeiro trem chegou ao pátio da ViaMobilidade em fevereiro deste ano e já está em operação desde o início de junho. Por sua vez, a segunda unidade foi entregue em junho e passou a circular com passageiros em agosto. Já o terceiro chegou no fim de julho e passou a operar em outubro.

De acordo com a concessionária, a compra desta nova frota faz parte de um pacote total de R$ 4 bilhões em investimentos na modernização de linhas e sistemas.

Os trens possuem as cores  cinza e verde para fazer alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente e fabricados em  aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos.

Foto: Divulgação ViaMobilidade

Cada carro ferroviário (vagão) é transportado da fábrica em Taubaté no interior do estado até São Paulo em carretas, depois disso são colocados em trilhos para entrar em testes que antecedem a operação.

Todos estes novos trens possuem salão contínuo de ligação entre os oito carros. Cada trem contará, câmeras de monitoramento, contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, além de detectores e extintores de incêndio e extintores, sistema de Controle Automático de Trem (ATC) e capacidade de transporte para 2.600 passageiros.

Para atender este pedido, a Alstom ampliou as instalações da sua fábrica em Taubaté, local onde os novos trens estão sendo fabricados.

Com a chegada dos novos trens que fazem parte de uma série de ações obrigatórias em contrato para promover a melhoria no atendimento ao passageiro das duas linhas, parte da frota atual da ViaMobilidade será devolvida para a CPTM utilizar em outras linhas que estão sob sua administração.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com

Deixe uma resposta

%d