Investigação afirma que em três pontos diferentes quase ao mesmo tempo foram arremessados objetos estranhos na via, além de corte proposital em fiação elétrica.
Publicado: 10/10/2023
A Polícia Civil divulgou nesta terça-feira, 10 de outubro de 2023, informações atualizadas da investigação sobre a falha que causou a paralisação da Linha 9-Esmeralda no último dia 3, e transtornos que continuam após uma semana.
De acordo com a autoridade policial do 27º DP do Campo Belo, responsável por apurar as causas, foi identificado “pontos da linha férrea onde houve o arrombamento do gradil de contenção e locais onde foram atirados objetos estranhos nos trilhos nas imediações da ponte Eusébio Matoso, Estação Pinheiros e Estação Cidade Universitária. Tais atos ocorreram em horários próximos, de forma quase concomitante”, ou seja, estes três atos aconteceram quase que ao mesmo tempo.
Além disso, “a perícia também identificou a subtração dos cabos de conexão da “Máquina de Chave” na Estação Autódromo de Interlagos e o corte proposital da fiação”, isto seria mais um ponto que para a Polícia leva a investigação para a direção de um ato intencional de dano.
Como resultado deste problema, no mesmo dia da falha a ViaMobilidade registrou um Boletim de Ocorrência, e no dia seguinte (4), o presidente da divisão de Mobilidade do Grupo CCR, Marcio Hannas, afirmou em entrevista para a TV Globo ter indicativos de uma sabotagem, divulgando fotos realizadas por funcionários da empresa.
Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/10/04/fotos-sabotagem-causou-falha-na-linha-9-esmeralda-segundo-a-viamobilidade/
Na mesma data, o Governo do Estado por sua vez disse que aplicou uma multa de até R$ 4 milhões pelo problema, desde que confirmado a responsabilidade da falha pela ViaMobilidade.
Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/10/04/viamobilidade-pode-receber-multa-de-ate-r-4-milhoes-devido-falha-da-linha-9-esmeralda/
A Polícia também solicitou imagens de câmeras de segurança da concessionária e de circuitos fora do sistema da linha 9, que possam ajudar a entender melhor o que acontece e identificar possíveis autores.
”A equipe de investigação analisa as imagens extraídas das composições da ViaMobilidade e as diligências prosseguem visando o esclarecimento dos fatos e a identificação dos autores.”
Também nesta terça (10) a ViaMobilidade informou ser necessário um reparo de cinco quilômetros de cabos do sistema de energia em um trecho da Cidade Jardim até a Cidade Universitária e que espera realizar todo reparo até o próximo domingo, 15 de outubro, quando será permitido a volta à normalidade do atendimento.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com
Polícia aponta ato de vandalismo como causa de falha na ViaMobilidade

“Segundo as investigações, uma pessoa ainda desconhecida teria roubado os cabos de conexão da “Máquina de Chave” na Estação Autódromo.”
*Roubo* – crime que consiste em subtrair coisa móvel pertencente a outrem por meio de violência ou de grave ameaça.
Não houve roubo e sim *furto*, que por conseguinte não é vandalismo
Vamos enfatizar que foi no dia da greve do metrô, cptm e sabesp e justamente nesse dia a linhas 8e9 estavam circulando perfeitamente sem nenhuma falha .