Objetivo é garantir para a população a possibilidade de remarcação de consultas, exames e outros serviços.
Publicado: 02/10/2023
O Governo do Estado de São Paulo informou ter decretado ponto facultativo na cidade de São Paulo válido para os serviços públicos estaduais nesta terça-feira, 03 de outubro de 2023.
A medida será adotada em razão da greve dos funcionários do Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Sabesp, visando reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da greve.
A oficialização deste decreto será publicada no Diário Oficial do Estado e o Governo afirma que os serviços de segurança pública não serão afetados, assim como os restaurantes e postos móveis do Bom Prato, que vão continuar a oferecer normalmente as refeições previstas para terça.
Quem possui consultas médicas marcadas em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e em outras unidades de saúde estaduais terão seus reagendamentos garantidos, assim como nos postos do Poupatempo. Aulas e provas da rede estadual de ensino também serão repostas e reagendadas.
A operação dos trens nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda será realizada normalmente.
Já nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e 15-Prata, permanecerão sem funcionamento nesta data, além dos serviços prestados pela Sabesp em várias cidades do estado.
Esta paralisação já foi confirmada pelos sindicatos a este site na última sexta.
Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/09/29/greve-confirmada-da-cptm-metro-e-sabesp-na-terca-03-de-outubro/
Uma liminar na Justiça do Trabalho obtida pelo Estado determina manutenção do transporte sobre trilhos em 100% nos horários de pico e 80% nos demais períodos, além de 85% do contingente da Sabesp, sob pena de multas diárias de até meio milhão de reais aos sindicatos. A liberação das catracas foi proibida por decisão judicial com a justificativa de isto causar altos riscos de tumultos e possíveis acidentes nas estações.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm) ou nosso canal no WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Va5uSV70VycMRa33Gy1U
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Threads – https://www.threads.net/@diariodostrilhos
Gosta do nosso trabalho? Você pode também nos apoiar pela chave PIX:
diariodostrilhos@gmail.com
Governo do Estado decreta ponto facultativo para serviços públicos devido greve do Metrô e CPTM nesta terça (3)

Paulista tem que ser estudado. Elegem esses privatistas para depois ficarem fazendo greve para atrapalhar a vida do povo. Gente, o Tarcísio disse em campanha que ia privatizar a Sabesp e mesmo assim votaram nele.